Anéis com base para adornar de prata de lei e cabuchão de cristal Swarovski.

 

 Neste tópico daremos várias ideias de anéis muito simples com prata de lei e missangas ou componentes de cristal Swarovski. Usaremos a técnica de colar e a de encaixar, depende do modelo. Vamos usar nessa ocasião missangas sem furos de base plana ou cónica, chamados normalmente cabuchão. As de base com forma se chamam realmente no catálogo de Swarovski formas de pedras.

As técnicas usadas são fáceis e podem ser consultadas em TECNICAS BÁSICAS DE BIJUTERIA clicando aquí.

 

ANÉIS COM CABUCHÕES COLADOS

Materiais: Base de anel com disco para colar, cabuchão com base plana e cola de dois componentes tipo Epoxy. Pode-nos ajudar um palito de dentes para aplicar a cola. Álcool. Pequeno recipiente de plástico para fazer a mistura, que jogaremos fora quando já esteja endurecido, pode ser um pedaço de embalagem pequeno, tipo blister, de qualquer tipo, por exemplo uma embalagem de pilhas ou a da própria cola, uma tampa de pote de conserva limpo, etc.

  Anel adaptável de prata de lei Referência pl252. Recomendamos usar para colar, um anel como este, em que se cola sobre um disco soldado a base do anel. Ao abrir e fechar o anel adaptável a pressão não vai a zona onde esta a cola, tornando-se mais resistente a peça criada. Se região onde esta a cola sofre as pressões de abrir e fechar o anel, será mais fácil para descolar.

 

1º Passo: Limpar as superfícies, tanto a do anel como a do cabuchão, com álcool e deixar secar.

2º Passo: Preparar a mistura da cola de dois componentes. Pode usar daquele que vem com dupla seringa, que é mais fácil de dosar, já que devemos colocar a mesma quantidade de ambos componentes. Tem que misturar muito bem e notamos com vai obtendo uma certa consistência. Quando a consistência se tornar pastosa, aplicamos sobre a base do anel e colocamos a pedra ou cristal em cima. Se colocamos muita cola, ao colocar a pedra ficará uma camada muito fina e poderá sair facilmente ao usar o anel. Temos uns minutos para usar a mistura antes, de que se endureça muito. Não precisa fazer mais mistura do que a necessária, e se irá fazer várias peças, tem que deixar elas preparadas antes de fazer a mistura.

3º Passo: Deixamos secar em uma posição em que o cabuchão fique bem firme no lugar. Seguimos o tempo de secagem que indica o fabricante, porém recomendamos não usar antes de 24 horas, mais vale assegurar-se de que esteja bem seco antes de usar a peça. Esta cola fica transparente ao secar e não deve importar que, ao ver a peça atrás se note uma película transparente de cola, é normal e desejável que sobressaia um pouco pelos lados da base de prata, para que fique melhor grudado, desde que não se veja na frente da peça.

Recomendamos a cola tipo epoxy de dois componentes sempre que vamos grudar cristal sobre metal. Todas as colas podem sair em algum momento devido a tipo de aplicação, ao tempo de secagem e de como se trata a peça, se recomenda provar vários e escolher o que melhor funcione. É recomendável deixar secar bem e antes de aplicar limpar bem as superfícies com álcool.

  Anel de prata de ler Referência pl252 com cabuchão quadrado Chessboard de cristal Swarovski de 20 mm, Ref. sw2493-20 cor Crystal Copper.

ANEL COM CABUCHÃO DE ENCAIXE

Há bases de anéis com garras ou engastes soldados que nos permiten fazer anéis espetaculares em pouco tempo. Podemos usar a base encaixando as peças nas garras que estão soldadas, mas também podemos juntar outras garras a garra central e criar anéis maiores ao nosso gosto.

  Anel de prata de lei ajustável com garra ou engaste soldado para navete de 15 x 7 mm Ref. pl138.
     
 

Para elaborar este anel só tem que colocar na garra um Navete de cristal Swarovski de 15 x 7 mm e abaixar as garras como já foi visto nas técnicas básicas. Se a navete não entra bem se abre as garras um pouco antes de começar. Abaixa duas garras na diagonal e depois as outras duas com ajuda de um alicate de ponta plana, sem dentes. Também pode usar um alicate com pontas de nylon para marcar menos a prata.

     
  Neste caso temos uma base de anel com garra para Rívoli de cristal Swarovski de 12mm Ref. pl286. Rívoli sw1122-12 cor Crystal Vitrail Medium.

 

Com estas mesmas peças podemos fazer trabalhos mais elaborados colocando outras garras junto garra central. Para isso usamos o fio de nylon de 0,5 mm de espessura

  Base de anel de prata de lei Ref. pl138 com duas garras ou engastes agregados para Xilion Chatón SS39 de 8 mm, de cristal Swarovski Ref. pl139. Foi usado os furos que tem nas garras aos lados para coser as laterais na central.
     
  As garras laterais vão unidas por um fio de nylon ao centro e na parte detrás do anel. Deve ficar bem firme e bem amarrado. Podemos passar o fio várias vezes ou usar um grosso e amarrrar muito bem antes de dar os nós. Os nós ficam na parte que logo será tampado pelos cabuchões. É importante armar a estrutura antes de colocar os cabuchões em seu lugar.
     
  Anel finalizado com base pl138, 2 garras pl139, fio de nylon de 0,5 mm, navete de 15x7 mm e dois Xilion chaton SS39 cor Ametista.
     
  Neste caso foi usado a base de anel pl138 com dois engastes para navete Ref. pl131. A navete central é de cor Smoked Topaz e as laterais cor Topázio. As três são sw4200-15x7.
     
  Base para anel com garra para cabuchão Ref.pl284. Leva soldada a garra para uma peça de sw4547-24x8. Foi costurado outra garra igual a cada lado Ref. pl205 com fio de nylon. As cores de sw4547-24x8 utilizados foram Crystal Silver Shade, Crystal Golden Shadow e Crystal Copper.
     

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrará todos os materiais,ferramentas, livros, revistas que necessita para artesanato,bijuterias, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.