Anel com cabuchões e rondeles alargados de cristal Swarovski passo a passo.

 Neste passo a passo vamos fazer um anel muito simples com cabuchões e rondeles de cristal Swarovski. Vamos a explicar a fundo com um modelo feito com os cabuchões 4161, e depois veremos vários exemplos mais executados com a mesma técnica e outros cabuchões de diferentes formas.

Este trabalho nos mostra o fácil que é inventar anéis, pulseiras e outras peças usando cabuchões engastados. Basta combinar qualquer tipo de cabuchão com seu respectivo engaste usando entre eles rondeles, tupis, bolas, rocalha ou entrepeças de metal ou de outros materiais e conseguimos sempre trabalhos muito vistosos em pouco tempo.

Para fazer uma pulseira poderíamos seguir o mesmo esquema sem as bolas de 4 mm, repetiríamos até chegar ao tamanho desejado e colocaríamos um fecho. Também poderíamos repetir somente os cabuchões e os rondeles.

Técnica para fazer anéis com cabuchões 4161 e rondeles:

   
Cabuchões Swarovski na cor Indicolite, bolas de Swarovski cor água-marinha e granito Toho prateado 11/0 azul claro. Rondeles prateados com cristal AB.   Cabuchões e bolas Swarovski cor Olivino, rocalha ou granito 11/0 marca Toho cor prateado galvanizado. Rondeles prateados com cristal AB.   Cabuchões e bolas de cristal Swarovski cor ametista, rocalha 11/0 marca Toho cor ametista. Rondeles prateados com cristal AB.

Materiais

  • 1 Cabuchão 4161 de 21x7 mm com seu engaste ou garra.
  • 2 Cabuchões 4161 de 15x5 mm com seu engaste ou garra.
  • 2 Rondeles sw77719 de 17x3 mm.
  • 4 Bolas de Swarovski de 6mm.
  • 2 Bola de Swarovski de 4 mm.
  • 4 ou 5 Bolas de Swarovski ou checas de 4 mm para a parte detrás do anel.
  • Rocalha japonesa tamanho 11/0 para a parte detrás do anel.
  • Agulha de enfiar. Opcional. Irá muito bem a agulha de olho flexível ou uma rígida especial para missangas.
  • Fio de nylon de 0,25 ou de 0,30 mm.
  • Tesouras.
  • Alicate plano para colocar o engaste ao cabuchão.
  • Opcional: Tabuleiro de enfiado.

     

 Procedimento passo a passo e esquemas:

Este trabalho é muito fácil e practicamente se vê a forma de fazer com o anel terminado. Para aclarar, mais colocamos um esquema, uma foto de um passo intermediário, onde se nota como se colocam as contas e o explicamos passo a passo.

1- Pegamos um fio de nylon de uns 30 cm e colocamos ao centro uma bola de 4 mm cor ametista.

2- Colocamos em cada extremo do fio uma bola de 6 mm.

3- Os cabuchões temos que colocarmos em uma garra ou engaste que leva 4 furos. Este procedimento está explicado nas técnicas básicas de bijuteria.

 
Engaste para cabuchão 4161. Se pode ver que tem 2 furos cada lado para passar o fio e quatro garras para sustentar o cabuchão. Se põe o cabuchão em cima e se abaixam as garras com um alicate de ponta plana.   Cabuchão antes de colocar no engaste.

 

4- Passamos cada extremo do fio por um lado do engaste do cabuchão de 15x5 mm, atravessando os dois furos desse lado.

5- Colocamos agora um rondele, um cabuchão de 21x7 mm, depois o outro rondele e a seguir o cabuchão de 15x5 mm.

6- Colocamos em cada ponta do fio uma bola de 6 mm.

7- Colocamos uma bola de 4 mm em uma ponta e cruzamos por ela a outra ponta do fio.

8- Agora colocamos a traseira com o procedimento que mais nos convenha.. Pode usar as bolas de 4 mm atrás, combinando com as da frente para que não varie muito a cor ou usar cristal checo. Só são 4 ou 5 bolas e a diferença de preço não é muita para essa quantidade, assim nesse caso usamos somente as bolas de Swarovski.

 

 

 
Imagen real do enfiado deste anel em cor Ametista.   Esquema da parte da frente do anel. A estrela vermelha indica o início do trabalho e cada extremo do fio esta com diferentes cores.

 

Para que fique bem armado é necessário dar várias voltas com o fio de nylon por todo o desenho. Podemos usar também um fio mais grosso, mas o mais habitual é usar um de 0,25 ou de 0,30 e dar duas ou três voltas para que fique mais firme e melhor montado.

Trabalhos com outros cabuchões:

  Para este anel foi usado um cabuchão 4565 de 18x13 mm cor topázio, dois rondeles de meia lua Swarovski 77319 de 19x7x4 mm cor cristal AB, quatro bolas de 6 mm cor topázio, duas bolas de 4 mm topázio para a parte da frente e para a parte de traz em função do tamanho do dedo e da traseira que escolhemos, e rocalha japonesa prateada galvanizada tamanho 11/0.
     
  Anel com um cabuchão Swarovski 4547 de 21x7 mm cor tanzanita engastado, outros dois de 15x5 mm, dois rondeles sw77719 de 17x3 mm cor fúchsia, quatro bolas de 6 mm Swarovski cor fúchsia e outras duas de 4 mm. Para a parte detrás usamos bolas de Swarovski de 4 mm e rocalha Miyuki 11/0 metalizada cor 452.
     
  Anel como o anterior, usando os cabuchões 4547 a as bolas de Swarovski em cor copper e os rondeles sw77719 em cor cristal AB.
     
  Anel com cabuchão engastado de cristal Swarovski 4120 de 18x13 mm cor Purple Velvet, duas meias luas de Swarovski sw777313 cor cristal AB, 4 bolas de Swarovski de 6 mm cor purple velvet e bolas de 4 mm cor violeta e rocalha Miyuki 11/0 metalizada cor 452 para a traseira.
     
  Mesmo anel que o anterior mas com o cabuchão e todas as bolas de Swarovski em cor Siam. A rocalha da traseira foi colocado na cor prata galvanizado.
     
  Anel com três navetes Swarovski referência sw4200-15x7 cores Saphhire, Siam e Esmeralda, 4 Rondeles sw77710 de 10x3 mm cor cristal ab, fio de nylon e rocalha ou granito japonês cor prata galvanizada tamanho 11/0.

Outros trabalhos com esta técnica:

Da mesma maneira que foram feitos os anéis com o cabuchão 4161 podemos fazer o seguinte trabalho com rondeles.

 
Detalhe de como se faz o anel com rondeles de cristal Swarovski 77710 cor cristal AB. Aos lados colocamos bolas de cristal Swarovski cor vitrail medium de 4 mm. O esquema seria o mesmo que no trabalho com cabuchões 4161 explicado acima.   Anel realizado com 10 rondeles sw77710 cor cristal AB y com fio de nylon. Na parte detrás foram colocados bolas facetadas de 4 mm de cristal Swarovski e rocalha Toho 11/0 como nos outros modelos de anéis que fizemos passo a passo na web.

 

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessita para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfiado, revistas com esquemas, acessórios, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.