Anel com base de cúpula passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como se faz uma base com forma de cúpula e como se pode forrar depois para criar anel.

A cúpula se pode fazer e forrar com outras contas maiores para fazer broches ou pendentes grandes.

Para forrar a cúpula, podes usar discos 6200 de cristal Swarovski de 6 mm, tupis de 4 mm, bolas facetadas de 4 mm, pérolas de cristal ou de rio de uns 4 mm e outras contas que nos convenha de um tamanho parecido.

Em nosso caso, fizemos o forro só com tupis e outro com discos nas laterais e tupis no centro. Com discos em toda a parte de cima também fica muito bem.

Se costuma usar a mesma cor de granito na base e na parte de cima do anel.

Materiais para um anel:

 

 

  • 30 Contas: Podem ser discos 6200 de Swarovski de 6 mm, tupis de 4 mm, bolas facetadas de 4 mm, pérolas de 4 mm, etc.
  • Granito ou rocalha de cristal checo 9/0 ou japonês 11/0. Com o japonês fica mais bonito porque é mais pequeno e a cor cobre combina muito bem.
  • Agulha de enfiar. Opcional. Irá muito bem a agulha de olho flexível ou uma rígida especial para missangas.
  • Fio de Nylon de 0,25 mm. O fio tem que passar várias vezes pela mesma conta.
  • Tesouras.
  • Opcional: Tabuleiro de enfiado com almofada para joelhos.

           Esquemas da cúpula:

      A estrela vermelha indica em cada passo o início. O fio vai em verde de um lado e em rosa pelo outro para que fique mais fácil acompanhar e ver quais são as bolas e onde elas devem se cruzar.

As bolinhas laranjas são o granito ou rocalha de tamanho 9/0 ao 11/0.

Primeiro Passo: Colocamos 15 granitos em um extremo do fio e passamos a outra ponta do fio pelos últimos três granitos colocados como indica o esquema.

 

 

Segundo passo: Fazemos cinco pentágonos ao redor do central.

 

           

Já temos a cúpula, que depois forraremos para terminar o anel. A seguir poderemos ver como fica a cúpula em granito 9/0 checo cor transparente prateado na cor cobre escuro de granito japonês toho tamanho 11/0.  

Esquema para forrar a cúpula:

No seguinte esquema se verá como se forra um dos 6 pentágonos da cúpula. Para forrar o resto se faz da mesma maneira com o resto dos pentágonos.

As bolinhas laranjas são os granitos e as azuis são os discos de 6 mm, os tupis de 4 mm ou as contas que escolheu para colocar em seu lugar.

Se ao terminar um pentágono, e ele não fica com os fios bem situados, para fazer o seguinte, os passamos pelos buracos das bolas necessárias até que fique bem colocado.

Podemos forrar todos os pentágonos com tupis, todos com discos 6200, todos com bolas ou fazer uma mistura como foi feito, colocando exemplo discos nos pentágonos laterais e tupis ao centro. É um desenho que combina bem, e podes criar seus próprios desenhos facilmente trocando as peças da parte de cima.

 

 

     

Quando terminamos de forrar a base damos uma volta com os fios por um dos círculos que temos e arrematamos com um nó simples e depois um triplo como em trabalhos anteriores.

Para terminar fazemos a parte detrás. Neste anel, foi feito somente com granito como se vê na seguinte foto. Foi passado o fio por um grupo de três granitos do exterior da cúpula. Depois colocamos três granitos em cada lado e dois granitos de cruzamento. Repetimos o processo até chegar ao comprimento adequado e passamos os fios pelo grupo de três granitos situado no outro extremo. Podemos dar outra volta com os fios por toda a parte detrás para que fique mais resistente.

          

Fotos de trabalhos com esta técnica:

Neste anel colocamos 25 discos Swarovski de 6 mm cor água-marinha na parte de fora e 5 tupis de 4 mm cor fúcsia no pentágono central. O granito utilizado é prateado transparente checo tamanho 9/0.

Neste caso forramos a base usando só tupis de Swarovski de 4 mm cor Pacific Opal. Os granitos são japoneses da marca Toho no tamanho 11/0 cor cobre escuro.

 
Este anel leva três círculos de distintas cores. No centro colocamos 5 tupis Swarovski cor jet nut, e nos pentágonos do exterior colocamos na parte de fora 15 tupis na cor Smoked topaz e na parte mais interior 10 tupis cor topázio AB (aurora boreal). Os granitos são japoneses da marca Toho no tamanho 11/0 cor cobre escuro.  

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessita para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfiado, revistas com esquemas, acessórios, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.