Anel trevo, brincos e colar de cristal Swarovski com Brioletes 6012.

 

Neste trabalho iremos fazer em primeiro lugar um anel com a peça Briolete plano 6012 de cristal Swarovski de 15 x 14 mm. O procedimento de enfiado é muito simples e também a montagem na base do anel. Depois daremos umas ideias para montar conjunto de brincos e colares.

As técnicas usadas são muito fáceis e se pode consultar nas TÉCNICAS BÁSICAS DE BIJUTERIA clicando aqui.

Tem que ter noções básicas sobre enfiado cruzado, mas esse trabalho é muito fácil.

ANEL TREVO

Materiais: 4 Brioletes planos 6012 de cristal Swarovski de 15 x 14 mm da cor escolhida, uma conta Xilion Chatón 1028 tamanho SS39 (8 mm) e seu engaste pl139, uma base de anel de prata de lei Referência pl49, fio de nylon transparente de 0,50 mm.

Passo 1: Pegamos um pedaço de fio de uns 40 cm. Enfiamos os 4 brioletes e cruzamos um extremo pelo último briolete colocado no outro extremo. Temos já a parte exterior do trevo.

Passo 2: Cruzamos os fios pelo Xilion Chatón engastado e voltamos a cruzar-los pelo briolete da frente. Já temos a parte frontal do anel.

Passo 3: Juntamos o trevo a base do anel nos dois lados da parte central, passando o fio pelos brioletes e pelos braços da base do anel. Dá-se muito bem os nós e pronto.

 
Anel com brioletes cor Olivino e Xilion Chatón cor Lima.  

 

Anel com brioletes água-marinha e Xilion Chatón cor Metallic Blue.

 

 

   
Detalhe da parte detrás do anel onde se vê como foi juntado a traseira com o fio de nylon.    

BRINCOS COM BRIOLETE 6012

A peça do brinco que usamos já vem com a argola soldada, fizemos um corte na parte de baixo até atrás e abrimos um lado para enganchar a argola tapa nós. É uma argola bem resistente e nos permite fazer um corte, abrir-la de um lado, e voltar a fechar sem problemas.

Pegamos um pedaço de fio, passamos pelo briolete, colocamos em cada lado dois tupis da cor escolhida, cruzamos os fios por um tupi, colocamos dois tupis a mais em cada lado e passamos os dois extremos pelo buraco do tapa nós. Colocamos um travão e fechamos o tapa nós como já foi visto nas técnicas básicas.

 
Brincos com peças para brincos de prata de lei Ref. pl149, 2 tapa nós de prata de lei Ref. pl262, fio de aço recoberto de 0,46 mm cor aço (pode usar fio de nylon também), 2 travões de prata pl44b (vai dentro do tapa nós), 2 Briolete de 15 x 14 mm cor Olivino, 8 tupis de Swarovski de 4 mm cor Olivino, 10 tupis de Swarovski de 4 mm cor Lima.   Brincos com peças para brinco de prata de lei Ref. pl149, 2 tapa nós de prata de lei Ref. pl262, fio de aço recoberto de 0,46 mm cor aço ( pode usar fio de nylon também), 2 travões de prata pl44b (vai dentro do tapa nós), 2 Briolete de 15 x 14 mm cor Água-marinha, 8 tupis de Swarovski de 4 mm cor Água-marinha, 10 tupis de Swarovski de 4 mm cor Metallic Blue.

CONJUNTO COM COLARES

Podemos fazer um colar com brioletes que faça conjunto, porém também podemos fazer com outras peças, simplesmente combinando as cores fará conjunto com o anel trevo.

Depois pode ver dois colares de estilos bem diferente usando brioletes 6012 de cristal Swarovski. Nos dois usamos o fio de aço recoberto de 7 linhas de 0,46 mm cor aço. A gargantilha poderá ser feita também com aço memória se quiser que tenha mais forma.

 

Gargantilha de 40 cm com corrente de extensão para alargar-la até 50 cm em função de como gostas mais ou do que levamos posto. Os tapa nós foram colocados usando um travão em seu interior como foi explicado na página de técnicas básicas. Os tapa nós se unem na corrente e o mosquetão com as argolas Ref. anilla2platab. O adorno de briolete posto na corrente de extensão foi feito com arame com topo de bola fazendo loop com voltas. É opcional, mas parece que fica muito bem e vale a pena colocar-lo.

Materiais:

  • 70 cm de fio de aço recuberto de 7 linhas de 0,46 mm cor aço
  • 10 brioletes 6012 cor Olivino de cristal Swarovski de 15 x 14 mm
  • 1 briolete 6012 cor Olivino de 11 x 10 mm
  • 22 tupis de 4 mm Swarovski cor Lima (2 de cada lado de cada briolete)
  • 68 tupis de 4 mm Swarovski cor Olivino (34 em cada lado)
  • 1 mosquetão de prata de lei Ref. pl207
  • 1 pedaço de corrente barbada losango de uns 10 cm de prata de lei Ref. pl213. Pode ser usado corrente de corações ou de outro tipo com elos ocos adequado para enganchar um mosquetão.
  • 1 arame com topo de bola de 1,5 mm de prata de lei Ref. pl168
  • 2 travões de prata Ref. pl44b.
  • 2 argolas de prata Ref. anilla2platab.
  • 2 Tapa nós de prata de lei referência pl262

 

     
 

Neste colar temos outra opção de montagem dos brioletes, sem entre peças e colocados com a ponta de cada um em sentido oposto aos brioletes que tem ao lado. Desta maneira ocupam menos espaço e se o fio está tenso não se move desta posição. Optamos por um colar mais comprido para que seja diferente do modelo anterior, porém se preferes pode usar o motivo dos brioletes na horizontal e colocar aos lados tupis fazendo uma gargantilha como no exemplo anterior.

Este modelo admite seu uso em dois comprimentos, um tal como se vê passando o fio de tupis simples pela cabeça, e outro passando o fio duplo de tupis por detrás do pescoço e deixando deslizar o pendente pelo loop que fica no extremo. Usamos fio de aço duplo, com um travão de prata Ref. pl44b no centro do fio sem apertar, colocamos nas duas pontas os 10 brioletes de 15 x 14 mm cor Água-marinha e depois colocamos em cada lado do fio 110 tupis de 4 mm cor Metallic Blue (no total 220 tupis). Como o colar passa pela cabeça não colocamos fecho. Arrematamos com um travão Ref. pl44b passando o fio por três tupis depois antes de apertar o travão e cortar o fio que sobra. Este colar terminado tem um comprimento de 80 cm na parte da tira de tupis e um pendente de Brioletes de 8 cm de comprimento total. Se o dobramos e passamos o pendente pelo loop nos fica uma gargantilha de uns 40 cm com um pendente de 8 cm.

Materiais:

  • Aproximadamente 150 cm (1,5 metros) de fio de aço recoberto de 0,46 mm de 7 linhas cor aço.
  • 10 Brioletes de cristal Swarovski de 15x14 mm cor água-marinha.
  • 220 Tupis de 4 mm Swarovski cor Metallic Blue.
  • 2 Travões de prata de lei Ref. pl44b.

 

 

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuterias, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.