Como usar o aço memória passo a passo.

 

 Nesta página poderá ver as técnicas básicas para usar aço memória. É um material muito fácil de trabalhar e se faz trabalhos muito chamativos em pouco tempo.

O aço memória é duro, rígido e tem uma característica fundamental de manter a forma e recuperar-la quando o esticamos. Se apresenta em loops de diferentes tamanhos para fazer anéis, braceletes e gargantilhas.

Alguns fabricantes comercializam o aço memória já cortado em uma, duas ou três voltas e arrematado com um loop. Nós temos em mais voltas, para que cada um corte como quiser e o arremate a seu gosto, porque assim sai mais barato e rende mais. Em nossa loja on-line pode encontrar aço memória em todos os tamanhos. Temos a marca Beadalon e outras marcas para escolher.

Para cortar o aço memória é necessário um alicate muito duro e usar óculo de segurança, pois voa pedaços ao cortar-lo.

 

Materiais básicos:

 

  • Aço memória tamanho anel, bracelete ou gargantilha segundo o projecto a realizar.

  • Missangas, contas ou pendentes.

  • Cortador para aço memória.

  • Óculo de segurança.

  • Borracha oca para forrar o aço memória.

  • Alicate de pontas cónicas para fazer um loop nos finais, arrematando assim as pontas.

  • Bolas finais para aço memória e cola Super Ceys (ciano acrilato) ou epoxi de dois componentes em dupla seringa.

Passos a realizar para fazer um colar forrado com borracha:

  1. Para qualquer trabalho com aço memória, o primeiro passo será cortar o número de voltas que precisa nosso projecto. Para cortar-lo usaremos um alicate especial para aço memória ou um alicate muito duro que não se masque ao cortar. Como precaução, usar sempre que cortar arames, e em especial com este tipo, um óculo de segurança.

    Para este trabalho cortamos uma volta.

  2. Forramos o aço memória com a borracha oca.

  3. Colocamos o pendente que escolhemos. Em nosso caso colocamos um pendente nácar.

  4. Para arrematar os extremos temos duas opções, fazer um loop com o alicate cónico ou colar uma bola de meio furo em cada ponta com cola de epoxi de dois componentes ou ciano acrilato. A seguir pode ver a foto de como fica.

    Colando duas bolas de meio furo.

    Fazendo um loop com o alicate de ponta cónica.

    O trabalho pronto fica assim:

    Passos a seguir para fazer um colar de aço memória sem forrar, com contas de cristal Swarovski:

    Neste trabalho usamos 74 contas facetadas de cristal Swarovski de 5 mm cor água-marinha e um coração Swarovski cor água-marinha. Assim obtemos um trabalho espectacular de grande qualidade e adequado para ocasiões muito especiais. Também podemos fazer trabalhos parecidos com contas mais económicas e fazer desenhos de uso diário. Podemos usar granito, canutilho, bolas facetadas de cristal de roca checo, pendentes de Fimo, pendentes de plumas, etc.

    1. Cortamos uma volta de aço memória para gargantilha igual que o exemplo anterior.

    2. Como pendente escolhemos um coração de cristal de Swarovski. Podemos colocar uma argola especial para este tipo de pendentes ou fazer o engate. Para fazer o engate nós usamos um arame cabeça de argola, formamos um loop no extremo que não tem, movemos dentro do loop o coração e giramos o final do fio dando um par de voltas sobre o arame.

      É importante fazer o loop antes de colocar o coração. Se o colocamos antes exercemos, uma alavanca sobre o cristal e pode romper.

    3. Fixamos com cola Super Ceys uma bola com meio furo num extremo e deixamos secar.
    4. Colocamos 37 bolas facetadas Swarovski de 5 mm no aço memória, em seguida o pendente e por último as outras 37 bolas facetadas. Se faltam ou sobram bolas, tem que ajustar de forma que fique a mesma quantidade de bolas em cada lado.
    5. Fixamos no outro extremo uma bola final para aço memória usando a cola Super Ceys.

Trabalhos com mais de uma volta:

É feito usando as mesma técnica dos exemplos anteriores. A seguir pode ver um anel de duas voltas com tupis cor safira e arrematando com bolas de meio furo.

Para fazer braceletes e colares de mais de uma volta, pode fazer também cortando as voltas de uma em uma e usar separadores de dois, três ou mais vias. Em cada ponta do aço memória arrematando como nos exemplos anteriores.

Outra alternativa é intercalar áreas forradas com borracha com as de contas de metal ou cristal. Estes tipos de trabalhos são típicos para pulseiras de borracha preta e metal.

Outra ideia é pendurar arames de cabeça de argola com contas das gargantilhas. Se coloca contas como granito ou canutilho no aço memória e entre elas se pendura os arames com as outras contas.

Estes trabalhos não valem só para bijuteria, podemos fazer adornos para a árvore de Natal, adornar velas, centros de mesa, etc.

 

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrará todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.