Bola de pentágonos de missangas ou tupis passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como se pode montar uma esfera a partir de pentágonos.

Seguindo o esquema é um trabalho simples e chama-se a técnica do enfilado cruzado. Além de tudo, se faz bem rápido.

Materiais para uma bola:

 

 

  • 30 Contas: Pode ser tupis de 4 mm, de 5 mm, bolas facetadas, pérolas, etc.
  • Para a bola de tupis de 4 mm pode colocar no interior uma bola facetada de 8 mm, desta maneira não se vê o espaço vazio e o efeito é mais bonito. Além do mais, pode passar um fio de lado a lado da bola central e usar a bola de pentágonos como se fosse uma grande conta.
  • Agulha de enfilado. Vai muito bem a agulha de olho flexível.
  • Fio de Nylon de 0,25 mm. O fio tem que passar várias vezes pela mesma conta.
  • Tesoura.
  • Acessórios para brincos, porta-chaves, engates para telemóvel ou correntes para colocar as bolas de pentágonos.
  • Opcional: Tabuleiro de enfilado para joelhos com almofada.

               

 

    Esquemas:

      A estrela vermelha indica o início do trabalho. O primeiro passo é fazer o círculo central formado por 5 tupis. Depois continua com criando um pentágono a partir de cada tupi do pentágono inicial. Para terminar segue fazendo os pentágonos do exterior do esquema.

Primeiro passo: Fazer o pentágono central.

Segundo passo: Fazer cinco pentágonos ao redor do central.

Depois de fazer este passo teremos meia bola, que se quiser pode usar para costurar em base de anéis ou broches. Para juntar a meia bola a uma base é aconselhável usar peças maiores, com o tupi de 4 mm fica muito pequeno.

Terceiro Passo: Fazer o resto dos pentágonos, tal como se vê no esquema. Ao terminar este passo teremos a bola completamente fechada. Antes de fechar-la pode se colocar um bola dentro, se o trabalho é com tupi de 4 mm vai bem uma de 8 mm.

Explicação extra para esclarecer este passo: Começamos com as flechas que estão na parte de fora do gráfico. com as flechas que estão na parte de fora do gráfico. Passamos o fio marcado em verde por um tupi já colocado no passo anterior. Colocamos três tupis no fio marcado em rosa e cruzamos os fios no último tupi posto. Agora é onde acostuma acontecer as confusões neste trabalho: Passamos o fio por dois tupis já colocados e só no outro fio dois tupis. Cruzamos no último tupi colocado. Ao final quando vamos fechar a bola, passamos o fio pelos três tupis já colocados, colocamos um só tupi e fechamos nele.

É questão de fazer olhando o desenho, porém colocamos o esclarecimento porque foi comentado o que pode complicar um pouco neste passo.

           

Para arrematar os fios é melhor que antes de fazer o nó, passe o fio entre as contas seguindo um dos pentágonos, desta maneira a tensão não irá directamente ao nó e resistirá muito mais. Fazemos como em trabalhos anteriores, um nó simples e depois um triplo.

           Uma vez com a bola terminada e arrematada podemos enganchar-la em um gancho de brincos, em um engate para telemóvel, em um porta-chaves, etc.

Fotos de trabalhos com esta técnica:

Brincos com tupi Swarovski de 4 mm cor cristal Copper e bola de 8 mm Swarovski cor Topázio. Se engancha a bola nos brincos com um pedaço de fio fazendo um nó directamente entre a bola e a argola do brinco. Fazendo primeiro um nó simples e depois um triplo como nos outros trabalhos. Bola com cristal millifiore de 4 mm em um mix de tons claros e bola cristal no interior. Ideal para colocar no telemóvel.
Tupis de 4 mm Swarovski em Mix Violeta e bola central Swarovski 8 mm em rosa. Vários trabalhos enganchados para usar como pendentes de telemóvel..
Trabalho com tupis siam de 4 mm e granito prateado e com bola de pentágonos enfilada no centro. Foi usado fio de aço recoberto para o colar e se fechou com um mosquetão. Bola com tupis Swarovski de 4 mm na cor White Opal e com uma bola preta no centro. A cor white opal é ideal para este tipo de trabalho com bola no centro.
 
Bola de tupis Swarovski cor água-marinha e bola central de 8 mm Swarovski cor Safira.  

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarrovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfilado, revistas com esquemas, acessórios, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.