Brincos e anéis com Fimo ou Sculpey passo a passo.

 

 Nesta página vamos mostrar como fazer brincos e anéis com argilas polímeras passo a passo.

Podemos usar para este mesmo trabalho qualquer plasticina para forno caseiro ou argila polímera. As flores em rosa e amarelo foram feitas com Sculpey Premo e as azuis com Sculpey Granitex, mas também poderíamos ter usado Sculpey III, Fimo Classic ou Fimo Soft.

O Sculpey Premo tem a vantagem de ser mais flexível e resistente a ruptura depois do cozimento. Comprovamos também que copia os moldes melhor que outras massas, e os detalhes ficam melhor definidos.

Podemos inclusive misturar umas massas com outras sempre que cozinhem na mesma temperatura e ao mesmo tempo, a única que não podemos misturar com as demais é a Premo porque tem o dobro de tempo de cozimento.


Materiais:

 

  • Sculpey Premo cores Fluorescent Pink 5503, Pearl 5101 e Cadmium Yellow 5572, Sculpey Granitex Azul 3004.

  • Molde Sculpey Jardim APM 01 .

  • Buril ou similar para modelar.

  • Brincos e anéis com base para colar.

  • Verniz Sculpey acetinado. É um verniz a base de água, e os pincéis se lavam com água e sabão.

  • Pincel

  • Cola para bijuteria. Podemos usar Araldite transparente cola epoxi de dois componentes de Ceys ou SuperCeys, cola de cianoacrilato. Nós provamos os dois para indicar o qual resiste melhor.

                                                                                                                                                  

Passos a realizar:

  1. Amassamos o Sculpey da cor escolhida. Desta maneira fica mais flexível, copia melhor o molde e não racha. Vamos fazendo isso com todas as cores que vamos usar.

     

  2. Colocamos a parte central da flor na cor amarelo cádmio. Como é uma bolinha muito pequena ajudamos com o buril para colocar-la no lugar certo. Se vamos fazer tudo da mesma cor, pode saltar este passo.

    Devemos colocar uma bolinha muito pequena porque ao amassar a outra cor, ela espalha e pode invadir o espaço ao redor.

     

     

  3. Enchemos o resto da cavidade com a outra cor pressionando com os dedos para que se ajuste bem ao molde. Neste caso usamos o rosa fluorescente.

     

  4. Deixamos arrefecer a temperatura ambiente um pouco e desmoldamos. Estes moldes são flexíveis e é muito fácil desmoldar ainda que o desenho esteja mole. Se excedemos na quantidade de massa e sobrou uma borda, recortamos e tiramos com a ajuda de um buril ou estilete.

     

  5. Colocamos as peças sobre o papel alumínio e as cozinhamos em um forno caseiro a 130 º durante 30 minutos por cada 6 mm de espessura se é Sculpey Premo, e a metade do tempo se é Fimo, Sculpey Granitex ou Sculpey III. Colocaremos as flores no forno quando estiver na temperatura indicada e tiramos quando passe o tempo.

    Se passar o tempo pode tostar as peças e mudar as cores. Além do mais, se esquecemos as contas no forno e se queima é tóxico, porém é completamente inofensivo se seguem as indicações do fabricante. Se o cozemos por pouco tempo pode ficar frágil e quebrar facilmente. Se o seu forno não tem termóstato ou não confia muito na temperatura dele há termómetros para forno que pode resolver o problema. Em nossa loja on-line há o da marca Sculpey.

  6. Envernizamos com verniz especial para argilas polímeras usando um pincel. Usamos o verniz acetinado da Sculpey, que seca muito rápido.

    O pincel se lava com água.

    Se preferir um acabamento mais brilhante pode usar o verniz brilhante da Sculpey ou o verniz de Fimo.

  7. Colamos as flores sobre as bases para brinco ou sobre anel com suporte para colar. Seguimos as instruções do fabricante da cola. Provamos as colas da marca Ceys para comparar e ver qual é o mais adequado para este trabalho.

    • Araldite transparente em dupla seringa, cola epoxi: É uma cola de contacto que tem dois componentes. Se misturam os componentes e se aplica a mistura nas duas superfícies antes de unir-las. Tem que manter-las unidas um minuto e depois esperar 24 horas antes de usar o brinco. Provamos depois a resistência desta cola. Em uso normal e deixando cair repetidas vezes não descolou, porém se seguramos a flor e puxamos forte pode descolar. É evidente que o uso normal do brinco não é esse e portanto não deve preocupar muito que se possa descolar assim. Por torção aguenta perfeitamente.
    • Super Ceys, cola de cianoacrilato: Vem em um tubo e tem um bico para aplicar-lo mais facilmente Se aplica só sobre uma das superfícies a unir, depois se une as duas superfícies pressionando alguns segundos. Em um uso normal aguenta perfeitamente. Pode descolar jogando fortemente contra o chão. Por torção é mais difícil de descolar que com a cola de dois componentes. Nós, depois de provar as duas colas, cremos que esta seja mais cómoda de usar e cola muito bem o Fimo, Sculpey e similares com metais.

     

  8. Já temos os brincos terminados. Da mesma forma fizemos os seguintes desenhos. Os de cor azul são de Granitex, que imita a textura do granito. Os amarelos têm ao centro a cor pérola.

Entra em nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas: