Cabuchão rodeado de missangas e tupis passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como montar um cabuchão rodeando com contas.

Um cabuchão, cabujón ou cabochon é uma peça com a parte detrás plana ou quase plana. Para montar estas peças tem que colar sobre uma base, colocar em uma garra que se adapte ao tamanho da peça ou rodear-las criando uma armação de contas.

Neste trabalho utilizamos rocalha ou granito checo e tupis de Swarovski de 4 mm.

Este trabalho é de um nível alto. Não é recomendável fazer este projecto sem dominar as técnicas de enfilado cruzado e enfilado em círculos. Também é melhor fazer vários trabalhos de círculo de corações para compreender melhor este projecto.

O tempo de realização deste trabalho é de uma a duas horas, em função da experiência. Depois de fazer vários cabuchões e entender bem o procedimento demora menos.

Se usamos cabuchões transparentes se verá os granitos da parte detrás através do cristal. Se não é esse o efeito buscado se pode usar peças opacas ou banhadas por detrás.

Outras peças que podem ser utilizadas com este desenho: Botões 3015 de Swarovski, outros botões, moedas, cabuchões de pedras naturais, peças planas de Swarovski ou de cristal de Bohemia,....


Materiais:

  • 1 Cabuchão.

  • Tupis de Swarovski de 4 mm em uma cor que combine bem com o do cabuchão.

  • Rocalha ou granito checo em uma cor para combinar com o cabuchão e os tupis.
  • Fio de Nylon de 0,25 mm. O fio deve passar várias vezes pela mesma conta.
  • Agulha de enfilado. Será necessária para terminar a parte detrás, sem ela ficaremos horas tentando que o fio saia no lugar correcto.
  • Alicate de corte ou tesoura.
  • Opcional: Tabuleiro de enfilado para joelhos com almofada.

                                                                                                                                                                                                                

Veremos o passo a passo com esquema a técnica aplicada ao cabuchão 4120 de Swarovski de 18 x 13 mm:

Para este trabalho usamos as seguintes contas: 1 Cabuchão 4120 de 18 x 13 mm, 12 tupis de Swarovski de 4 mm, rocalha ou granito checo 9/0.

Primeira parte do trabalho: Círculo que vai na parte visível do cabuchão.

Com o seguinte esquema é suficiente para ver como se faz esta primeira parte. A estrela vermelha indica o princípio do trabalho e também é o ponto final deste passo. O fio foi colocado de um lado em rosa e do outro em verde. As bolas azuis são os tupis de 4 mm e as bolinhas laranjas a rocalha tamanho 9/0.

Como se pode ver no esquema, cada vez se põe um tupi pelo exterior, uma ou duas bolas de granito neste caso no interior e uma bola de granito como bola de cruzamento. Colocamos no total 12 tupis de 4 mm para este cabuchão.

Começamos com um metro de fio de nylon de 0,25 mm e vamos seguindo o esquema.

    Segunda parte do trabalho: Repetimos o esquema anterior para que fiquem os granitos em ambos os lados dos tupis. É dizer que, partindo da estrutura criada e com o mesmo esquema de novo repetimos o mesmo até o outro lado usando os tupis que já temos colocados.

    Terceira parte do trabalho: Preenchemos com granito o círculo que vai na parte visível do cabuchão.

    Na parte dos granitos, que ficará na frente do cabuchão colocamos mais, garantindo que não fique espaços fazendo o seguinte: No fio que está do lado dos granitos colocamos um granito. Depois passamos o fio pelo buraco do seguinte granito ou grupo de dois granitos, colocando assim na posição de preencher o espaço vazio. Colocamos ouro granito e seguimos preenchendo até dar a volta no círculo

    Na foto colocamos os granitos deste passo na cor prateada para que se veja melhor o que foi feito.

    O cabuchão será visto ao final encaixado na estrutura de missangas que se vê na foto, porém passa isso precisamos fechar as parte detrás para sustentar -lo.

     

       

      Quarta parte do trabalho: Preenchemos o círculo que vai na parte traseira do cabuchão. Faremos o que explica o seguinte esquema para ir fechando a parte detrás.

      Para fechar completamente a parte detrás repetiremos o processo de novo da mesma maneira com as 8 bolinhas que nos restam no centro, não colocamos o esquema porque se lia pouco com tantas contas. Apanhamos cada vez dois granitos e colocamos no granito até o centro e um para cruzar até fechar completamente a parte detrás..

      A seguir pode ver como fica a parte detrás terminada.

       

      Para que a peça fique bem fixa e melhor colocar um pouco de cola especial para bijuteria. Nós usamos GS Hypo de Beadalon, aplicando com a peça montada introduzindo o aplicador entre as contas da parte detrás.

       

      Para usar os cabuchões montados podemos colocar uma argola com missangas ou peças para usar-los como pendentes, colocar na parte detrás com bolas facetadas e granito e fazer anéis como nos trabalhos anteriores, ou montar-lo em peças para fazer broches.

      Para usar como pendente pode ser colocado franjas de missangas na parte debaixo.

      A seguir podes ver como este e outros trabalhos realizados com a mesma técnica.

      Para o cabuchão de fusing rectangular fizemos o círculo com 15 tupis de 4 mm de Swarovski em tons de azul misturados ao azar. A parte detrás é mais difícil por ser uma peça rectangular e completamente plana e fizemos colocando um ou dois granitos de acordo com o que nos ia pedindo em cada momento. Só ficam espaços vazios vai passando o fio pelas contas até chegar nele e coloca um granito no buraco e juntamos com o granito mais próximo ate que esteja tudo bem fechado.

       

      Entra em nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

       

      Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


       

      Páginas relacionadas:

       Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.