Cabuchão quadrado cercado por missangas e tupis passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como montar um cabuchão quadrado cercado por contas.

Um cabuchão, cabujón ou cabochon é uma peça com a parte detrás plana. Para montar estas peças tem que colar sobre uma base, colocar em uma garra que se adapte ao tamanho da peça ou cercar-las criando uma armação de contas.

Neste trabalho usamos a rocalha ou granito checo tamanho 9/0 e tupis de Swarovski de 4 mm.

Este trabalho é de um nível alto. É recomendável dominar os trabalhos mais simples antes de fazer este.

 

Materiais:

  • 1 Cabuchão quadrado 4470 de Swarovski de 12 mm.

  • Tupis de Swarovski de 4 mm numa cor que combine bem com o cabuchão: 12 da cor colocada na parte central e 28 do qual colocamos na parte mais próxima do cabuchão e na parte mais exterior. Também podemos colocar os tupis da mesma cor ou colocar duas ou três cores.

  • Rocalha ou granito checo de uma cor combinando com o cabuchão e com os tupis.

  • Fio de Nylon de 0,25 mm. O fio tem que passar várias vezes pela mesma conta.

  • Agulha de enfilado. Será necessária para terminar a parte detrás, sem ela ficaremos horas tentando que o fio saia no lugar correcto.

  • Alicate de corte ou tesoura.

  • Opcional: Tabuleiro de enfilado para joelhos com almofada.

          

 Para o anel estamos mostrando neste passo a passo usamos as seguintes cores: Cabuchão Smoked Topaz 4470 de 12 mm de cristal Swarovski, 28 tupies de 4 mm Swarovski cor Cristal Copper, 12 tupies Swarovski de 4 mm cor topázio Aurora Boreal (AB), granito ou rocalha de cristal checo tamanho 9/0 cor âmbar 17090, 7 bolas facetadas checas de 4 mm cor topázio esfumaçado AB para a parte detrás do anel.  

    Esquemas:

      A estrela vermelha indica o início do trabalho e a estrela verde o final em todos os esquemas. O primeiro passo é fazer o círculo central como se vê no primeiro esquema. Depois se faz toda a parte de cima do cabuchão. No segundo esquema colocamos os tupis com duas cores, mas pode usar somente uma cor só ou colocar três cores. Por último teremos o esquema da parte detrás.

 

                    Procedimento passo a passo:

  1. Este passo é o do primeiro esquema que colocamos antes.

    Pegamos um pedaço de fio de uns 50 cm. Colocamos no fio 1 granito, 2 tupis, 1 granito, 2 tupis, 1 granito, 2 tupis, 1 granito e outros 2 tupis. Cruzamos o fio pelo primeiro granito colocado fechando assim um círculo que terá 4 grupos de granito e 2 tupis. Cada grupo será um lado do quadrado que vamos fazer e cada granito estará em um vértice. O cabuchão ficará ao final encaixará neste quadrado. Os tupis colocados neste passo são os que ficarão no interior, encaixando com o cabuchão. No nosso caso colocamos estes tupis na cor cristal Copper.

  2. Com os fios saindo um de cada lado de um granito faremos o primeiro vértice do quadrado: Colocamos em um lado um tupi de cor topázio AB, 3 tupis de cor Cristal Copper e outro tupi Topázio AB. Cruzamos o outro fio pelo último tupí colocado.

  3. Para fazer o primeiro lado do quadrado: No fio que fica no exterior colocamos um tupi de cor do exterior (Copper) e outro da cor central (Topázio AB). O extremo do fio que fica no interior, o passamos pelo tupi que fica mais perto e logo o cruzamos pelo último tupí colocado no outro extremo do fio. Depois repetimos o processo com o tupi seguinte para terminar este lado do quadrado.

     

  4. Repetimos o processo para cada vértice, que reconhecemos porque há um granito, e para cada lado que tem dois tupis.
  5. Quando damos toda a volta fechamos cruzando os fios pelo primeiro tupi que colocamos no passo 2. Até aqui era o segundo esquema do que fizemos em cima.

  6. Já temos a moldura do quadrado completo, nos falta fechar a parte detrás. Para fechar faremos 12 V de 7 granitos cada um, como se vê no terceiro esquema. Ficará bem solto e poderemos colocar o cabuchão justo antes de terminar os V. Para que fique bem fixo, se passa os fios ao final por todos os granitos dos extremos dos V formados, se fecham assim os V em círculo como se vê na foto.

    Fazemos passar os fios entre as contas até que se encontrem os dois extremos para fazer o nó. É conveniente não fazer o nó no ponto em que acabamos, se damos uma volta por dentro das contas com os fios, a tensão não irá directamente ao nó e ficará mais resistente. Ao terminar fazemos um nó triplo como em trabalhos anteriores.

  7. Para terminar fazemos a parte detrás do anel como em outras ocasiões ou fazemos uma argola de missangas para usar como pendente. Outra opção é colocar por cima de um broche. Agora verás o trabalho terminado.

Outros trabalhos com esta técnica:

Cabuchão cor cristal AB com tupies jet hematite e cristal AB. Cabuchão cor Fireopal com tupies Cor Fireopal e Ametista.

Entra em nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.