Cascarilho de tupis para Drops ou Gotas passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como montar um cascarilho para drops com tupis e granito.

Este trabalho pode ser aplicado em qualquer tipo de drop ou lágrima de qualquer tamanho. Podemos fazer o trabalho com tupis de 4 mm e rocalha 11/0 ou substituir por tupis de 3 mm e rocalha 15/0 se queremos o cascarilho mais pequeno, ou por tupis de 5 mm e rocalha 9/0 se a queremos maior.

Enganchamos o drop com o cascarilho em brincos, mas também pode fazer desenhos mais elaborados em colares e pulseiras.

Se a peça é grande, pode usar como um pendente único em uma corrente colocando uma argola.

Fizemos os seguintes trabalhos com tupis de 4 mm e rocalha tamanho 11/0. Nos agrada mais como fica com o drop de tamanho 15x7. Com os de tamanho 11x5,5 foi feito o cascarilho do mesmo tamanho, mas também fica bom com uma mais pequena feita com tupis de 3 mm e rocalha 15/0.

Se o cascarilho fica um pouco solto, e a peça central se move, podemos colocar bem direita e segurar nesta posição com um pouco de cola para bijuteria transparente GS HYPO.

 

 
Drops 6100 de 24x12 mm de cristal Swarovski cor Ocean Blue, tupis Swarovski de 4 mm cor Água-marinha e granito prateado japonês tamanho 11/0 cor azul escuro.   Drops 6000 de 11x5,5 mm de cristal Swarovski cor safira, tupis Swarovski de 4 mm cor White Opal e granito prateado japonês tamanho 11/0 cor azul.
 
Drops 6000 de 11x5,5 mm de cristal Swarovski cor esmeralda, tupis Swarovski de 4 mm cor Peridot e granito prateado japonês tamanho 11/0 cor verde claro.   Drops 6000 de 15x7 mm de cristal Swarovski cor tanzanita, tupis Swarovski de 4 mm cor Purple Velvet e granito galvanizado japonês tamanho 11/0 cor prateado.

 

Materiais:

 

  • 2 Drops ou lágrimas de Swarovski
  • 18 tupis de Swarovski de 4 mm
  • Granito Japonês Toho tamanho 11/0 combinando com os drops.
  • Agulha de enfilado. Irá muito bem a agulha de olho flexível ou uma rigida especial para missangas.
  • Fio de Nylon de 0,25 ou 0,30 mm de espessura.
  • Tesoura.
  • 2 Anzóis para brincos.
  • Opcional: Travões, tapa nós e cola. Fica melhor se montar com esses materiais, mas sem eles pode atar directamente ao brinco.
  • Opcional: Tabuleiro de enfilado para joelhos com almofada.

              

      Primeira parte: Círculo de tupis e rocalha. A primeira parte deste trabalho é basicamente um enfilado em círculos de 4 elos.

Primeiro faz um círculo tal qual o seguinte esquema. A estrela vermelha indica o início e os fios vão de cores diferentes em cada lado para se ver bem onde há os cruzamentos.

        

O esquema indica por sí só como se faz este passo, mas o explicamos no caso de haver alguma dúvida.

1- Pegamos um pedaço de fio de uns 40 cm.

2- Colocamos no centro do fio um tupi de 4 mm.

3- Colocamos em um extremo do fio um tupi e no outro um granito ou rocalha tamanho 11/0.

4- Colocamos um tupi de 4 mm em um extremo do fio e cruzamos por ele o outro extremo.

5- Repetimos duas vezes os passos 3 e 4 colocando sempre o tupi para o lado de fora e o granito para o lado de dentro do círculo.

6- Colocamos um granito no fio que fica ao centro e um tupi no fio que fica por fora.

7- Cruzamos os fios pelo primeiro tupi que colocamos.

  Segunda parte: Colocar a rocalha de abaixo.

Com o extremo do fio que saia, o de cor verde, do passo anterior, começamos este passo. Colocamos o fio passando pelo tupi do lado. Colocamos um rocalha, passamos pelo seguinte tupi e seguimos fazendo isto até terminar a volta e ter colocado os 4 granitos ou rocalhas.

 

Terceira parte: Colocamos os fios e colocamos o drop.

Para colocar os fios, passamos ele pelas contas como se vê no seguinte esquema. Os fios saem assim pela parte de cima do cascarilho.

 

Uma vez que os fios saem por cima o abaixamos pelo centro do cascarilho e cruzamos com o buraco do drop. Depois de cruzar os fios pelo drop, o subimos pelo centro do cascarilho.

Quarta parte: Colocamos um tupi em cima e enganchamos a peça escolhida.

Depois colocamos um tupi passando os dois fios por ele.

Para enganchar o trabalho em um brinco ou outra peça pode se fazer um nó directamente com o fio, mas fica melhor se colocar um travão ou um tapa nós.

Se quiser enganchar-lo com um tapa nós primeiro colocamos o travão apertando com um alicate de ponta lisa, depois coloca um pouco de cola no tapa nós, coloca o travão dentro e fecha a com um alicate de ponta lisa. Veja o processo nas seguintes fotos.

 

 

Para terminar, engancha a argola do tapa nós à argola do brinco. Como sempre temos que ter em conta que as argolas devem ser abertas para o lado, para que não deforme.

 

 

Entra em nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfilado, revistas com esquemas, acessórios, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijutería e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.

Fica absolutamente proibida a publicação, reprodução, distribuição, comercialização, modificação, adaptação, tradução e cessão, total ou parcial, do conteúdo desta web, se não foi expressamente autorizado por Manualidades y Bellas Artes on Line S.L. As fotografias e gráficos, textos e todo o conteúdo da web são propriedade de Manualidades y Bellas Artes On Line S.L. e portanto não pode ser copiada e nem ser utilizada para nenhum fim que não seja aquele ao que está destinada esta web.