Como usar o Coiling Gizmo passo a passo.

 

 Nesta página veremos como fazer espirais e utilizar-los em missangas e adornos.

Para este trabalho usamos o Coiling Gizmo, uma ferramenta muito prática e fácil de usar. No seu lugar podemos fazer um caseiro com varetas metálicas ou utilizar um Twister ou ferramentas similares. Para nós foi encantador a velocidade de que se consegue fazer as espirais com este aparelho.

Para fazer as espirais tem que usar arames lacados coloridos. Usamos Beadalon Colour Craft, que são arames de coloração permanente especiais para bijuteria. São muito flexíveis e se usa a espessura adequada para as contas e tem uma consistência muito boa. Pode-se usar arames coloridos de outras marcas.

 

Materiais básicos:

 

  • Coiling Gizmo: Tem um suporte com quatro buracos e duas varetas metálicas de diferentes espessuras com um cotovelo e uma manivela.

  • Arames coloridos. Usamos Beadalon Colour Craft 20 Gauge, que tem uma espessura de 0,81 mm, na cor verde e magenta.

  • Abraçadeira ou sargento para firmar o Gizmo a mesa.

  • Alicate de corte.

  • Alicate de pontas cónicas.

  • Alicate liso com pontas de nylon. Podemos usar um alicate liso metálico tendo muito cuidado para não deixar marcas segurar o arame.

  • Contas de cristal e peças para brincos. Usamos duas bolas estilo murano brancas e dois anzóis hippie abertos de prata de lei.

Passos a seguir para fazer acessórios com espirais:

  1. Colocamos o suporte de Gizmo em uma mesa prendendo com o sargento ou abraçadeira.
  2. Pegamos uma vareta fina e introduzimos pela parte mais larga nos dois buracos mais pequenos do suporte.
  3. Fixamos o extremo da bobina de arame dando um par de voltas ao redor do cotovelo da vareta. Não cortamos um pedaço, vamos usar a bobina inteira e cortaremos quando terminar de fazer a espiral.

    Usamos um arame de 0,81 mm. Para este passo podemos usar arames mais grossos ou mais finos sem problemas. Também podemos usar um arame fino com granito para que na espiral se vejam as missangas em vez do arame.

  4. Giramos usando a parte curta da vareta como uma manivela. Fazemos uma espiral de uns 14 cm.

     

     

  5. Tiramos a vareta do suporte e tiramos as voltas do cotovelo, para liberar a espiral.
  6. Cortamos os extremos da espiral.
  7. Introduzimos dentro da espiral um arame de 20 Gauge para que sirva de núcleo da nossa conta. Podemos colocar um arame da mesma cor ou de outra cor que combine. Não cortamos o arame, vamos trabalhar outra vez com a bobina.

    Para usar-lo como núcleo da conta não pode ser um arame menor que 0,80 porque não terá a consistência necessária.

     

  8. Pegamos a vareta mais grossa e colocamos no suporte usando os dois buracos maiores.
  9. Damos umas voltas no cotovelo da vareta com o arame que colocamos no núcleo.
  10. Giramos a manivela até conseguir ter 6 voltas do arame central. Este número pode variar, vai segundo o nosso gosto, mas é importante fazer o mesmo número no outro lado.
  11. Depois ajudamos com a mão para que se vá enrolando a espiral.
  12. Colocamos no final as mesmas voltas de arame que havíamos colocado ao princípio, em nosso caso 6.

  13. Desenrolamos as voltas do cotovelo e tiramos a vareta.
  14. Tiramos a espiral e cortamos os extremos.

     

  15. Agora podemos dar a forma a nossa peça de arame ou deixar assim, depende de como se gosta mais. Para dar forma o colocamos outra vez na vareta e giramos com os dedos. Para fazer maior o loop central seguramos com a mão direita o loop e com a mão esquerda giramos em sentidos contrários. É questão de provar e rapidamente se vê o efeito. Para variar a medida dos restantes loops, fazemos o mesmo. Fizemos com que a nossa conta tenha a forma cónica, com o loop central maior e diminuindo nos extremos.

  16. Já temos a peça de arame terminada e podemos usar para o que quiser. Podemos colocar em cordões, cabos, fios metálicos, etc. Para unir-lo a outras peças, podemos colocar dentro outro arame e formar um loop em cada extremo usando o alicate de ponta cónica, como se vê na foto seguinte.

     

     

    Para terminar este passo a passo daremos um exemplo de como se pode utilizar este tipo de contas, ainda que as possibilidades são quase ilimitadas. Para este exemplo usamos o arame de 20 gauge na cor verde. Partimos de duas peças desta cor realizadas segundo os passos descritos anteriormente.

  1. Pegamos uma bobina de arame da mesma cor que a peça feita. Introduzimos dentro da peça e cortamos deixando uma margem suficiente para colocar uma conta, um loop acima e uma espiral abaixo.
  2. Fazemos um loop em cima para enganchar à argola do brinco. Fazemos isso com alicate de pontas cónicas como vimos antes.
  3. Introduzimos no arame a espiral do arame e depois a conta de cristal.
  4. Fazemos um loop no final do arame e continuamos girando o loop até ter uma espiral. Podemos girar segurando com a mão ou com o alicate de pontas de nylon. Se usamos o alicate de ponta metálica podemos deixar marcas no arame.

     

  5. Enganchamos o loop que fizemos em cima da peça de arame na argola do brinco.
  6. Já temos nosso brinco terminado.

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuterias, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria missangas passo a passo.