Combinações de cores em trabalhos de bijuteria e missangas 2: Cores em harmonia

 

Esta é a segunda parte de um tutorial onde vamos a dar umas simples indicações para facilitar um pouco a escolha de cores aos aficionados em bijuteriía e as missangas. A partir destas simples ideias cada um terá que experimentar para obter suas combinações preferidas, que irá em função de seu gosto, coma a roupa que vai combinar a bijuteria criada, o tipo de público ao que vai dirigir, etc.

Ao escolher uma combinação de cores para um modelo de bijuteria, podemos querer obter efeitos muito diferentes. Em ocasiões pode ser que nos interesse obter uma combinação muito suave e harmónica e em outras podemos desejar uma peça que chame mais a atenção e fazer uma combinação mais atrevida. Nesta parte, vamos tratar somente as combinações entre cores de uma mesma gama para obter peças discretas, sem contrastes chamativos.

Vamos a guiar pela carta de cores de Swarovski porque é o fabricante mais importante, a nível mundial, de cristal talhado, porque tem a gama mais ampla possível, porque somos distribuidores de Swarovski e porque é o que mais usam os clientes de nossa loja on-line, montando peças com somente com Swarovski ou combinado com rocalha ou contas de cristal checo. Para fazer combinações com cores de outros fabricantes, se pode partir das combinações dadas para a gama de Swarovski, porque sempre serão menos cores e uma gama muito mais reduzida.

Vamos nos centrar nas cores básicas, sem entrar nos efeitos AB, AB2X, nem acetinados. A escolha de uma cor com AB depende se queremos ter mais brilho, porém a cor não varia muito. Escolheremos o AB2X se gostas com muitos reflexos, e a cor ficará um pouco furta-cor variando bastante o efeito nas combinações que escolhemos. Algumas cores AB2X são muito diferentes aos originais sem efeito, por exemplo o JET ABX2 é entre azul e verde, não há nem rastro do preto original. Se escolhemos cores Satin temos que ter em conta que faz que o tom se escureça e dá mais brilho. Por exemplo se queremos um cinzento mais escuro que o Black Diamond podemos usar o Black Diamond Satin.

Cores de uma mesma gama

Para combinar cores de uma mesma gama entre si podemos consultar a carta de cores de Swarovski. As cores estão agrupados para comparar-los e se escolhendo dois que estão juntos na carta se nota pouco a diferença entre eles podemos pular em ou mais postos e provar como fica assim. Se pode ver a carta clicando na seguinte foto.

 

Vamos a mostrando possíveis combinações por gamas de cor, colocando em caso todas as cores da carta que vai bem nessa gama ainda que esta carta não esteja junta.

  1. Gama de Azuis:
  1. Vamos colocar a seguir a foto de todos os azuis que estão na carta em ordem e depois os opalas, efeitos metalizados e opacos. Nos em nosso mix colocamos o Safira, Safira claro, Capri Blue e Água-marinha porque consideramos que combinam muito bem.

    Light Azore Água-marinha Light Sapphire Indian Sapphire Sapphire Capri Blue Montana
     
    Pacific Opal Caribbean Blue Opal Turquesa Crystal Metallic Blue Indicolite Blue Zircon  

    Esta gama combina bem quase de qualquer forma, só tem que escolher dois ou três cores que não sejam muito parecidos para que se veja que estamos combinando, e que tenha mais ou menos contraste em função de nossos gostos.

    Possíveis combinações de duas cores: Light Azore com Água-marinha, Light Azore com Light Sapphire, Água-marinha com Indian Sapphire, Light Sapphire com Sapphire, Light Azore com Indian Sapphire, Água-marinha com Sapphire, Light Azore com Sapphire, Água-marinha com Capri Blue, Pacific Opal com Caribbean Blue Opal, ... Quanto mais diferentes entre si, mais contraste veremos na peça. Cremos que praticamente todas estas combinações dão um bom resultado, ainda que a água-marinha e o light sapphire são muito parecidos e não se nota muito a diferença entre eles ao combinar-los.

     

  2. Gama de Verdes e Amarelos:

    Vamos colocar as cores verdes e os amarelos juntos porque combinam muito bem entre sí. Nós colocamos em ordem que tem a carta de cores, os transparentes e depois os opalas e os opacos. Colocamos também o Pacific Opal que vai bem tanto com os verdes como com os azuis.

    Em nosso mix temos a esmeralda, peridot, olivino e Blue Zircon.

    Chrysolite Peridot Erinite Indicolite Blue Zircon Esmeralda
    Jonquil Light Topaz Khaki Lime Olivine Palace Green Opal
           
    Pacific Opal Mint Alabaster        

     

    Podemos fazer muitas combinações como no caso dos azuis. Além do mais contamos que nos, agrada especialmente o peridot com esmeralda, o Olivino com Jonquil por mais que sejam muito diferentes, Pacific Opal com Mint Alabaster, Khaki com Lima, Olivino com Lima, .... El Khaki e o Olivino são muito parecidos e não se nota muito a diferença ao combinar-los.

  3. Gama de Laranjas e Vermelhos:

     

    Podemos fazer várias combinações muito bonitas. Nós em nosso mix incluímos as cores Siam, Light Siam, Indian Red e Padparascha.

    Exemplos de combinações que nos agradam: Fireopal com Hyacinth, Light Siam com Siam, Garnet com Silk, Burgundy com Light Peach, Ruby com Burgundy, etc.

    Fireopal Padparascha Hyacinth Indian Red Light Siam Siam
    Ruby Garnet Burgundy Silk Light Peach Dark Red Coral

    O Padparascha combina muito bem com os rosas e os Silk e Light Peach com os rosas e os castanhos.

  4. Gama dos Topázios e Castanhos:

    Na tabela de cores de tons castanhos e topázios colocamos primeiro os transparentes tal como saem na carta de cores e logo os outros tons e efeitos. Combinam muito bem todos entre si, qualquer combinação é boa. Se colocamos o Topaz teremos maior contraste porque ela é mais diferente. Os dois tons rosados do princípio combinam muito bem com os tons castanhos claros. Todas estas cores vão muito bem com o Jet Nut2x, que é um metalizado de cor parecida ao chocolate, com o Crystal Golden Shadow e com o Crystal Copper. O Smoky Quartz tende ao cinzento mais que ao castanho e pode ir bem com os cinzentos.

    Colocamos nesta tabela o Silk e o Light Peach porque vai muito bem com os tons topázios e castanhos.

    Nosso mix topázio é uma mistura de topázio, topázio esfumaçado (Smoked Topaz) e light colorado topaz.

    Silk Light Peach Light Colorado Topaz Topaz Light Smoked Topaz Smoked Topaz
     
    Smoky Quartz Crystal Golden Shadow Crystal Copper Jet Nut 2x Crystal Dorado 2x  

  5. Gama de rosas e roxos:

    Colocamos nesta gama os rosas e roxos juntos porque combinam muito bem. Começamos com os transparentes que saem juntos na carta de Swarovski e seguimos com os opalas, opacos e efeitos. O Ruby da gama de vermelhos vão bem com os rosas escuros. As cores salmão Silk e Light Peach também combinam bem com estas cores.

    Nosso mix rosa leva as cores rose, light rose, fuchsia e padparascha. Nosso mix violeta leva as cores Montana, Ametista, Violeta e Tanzanita. O Montana está na carta, na zona dos azuis, porém combina muito bem também com os roxos.

    Destacamos entre as possíveis combinações nesta gama as seguintes: Ametista com Tanzanita, Violeta com Tanzanita, Violeta com Purple Velvet, Rose com Fuchsia, Rose water Opal com Violet Opal, Rose water Opal com Rose Alabaster, ... Podemos fazer combinações como mais nos gosta porque é quase seguro que acertamos. Se duas cores são muito parecidos é melhor não combinar-las, se queremos contrastar pegamos tons muito diferentes, e se queremos mais harmonia escolhemos tons parecidos mas que se distingam bem.

    Silk Light Peach Light Rose Rose Fuchsia Amethyst
    Light Amethyst Violet Tanzanita Purple Velvet Vintage Rose Rose Water Opal
         
    Violet Opal Rose Alabaster Ruby      

     

     

  6. Gama de tons Cinzentos:

    Não há na carta de Swarovski uma área específica para tons cinzentos, porem se vamos colectando os tons parecidos ao cinza obtemos boas possibilidades de combinação.

    Black Diamond Smoky Quarz Crystal CAL Crystal Satin Light Grey Opal Jet Hematite y Jet hematite 2x

     

    A seguir, podemos ver exemplos de trabalhos de nossa web com cores de uma gama.

 
Tanzanita com Amatista eVioleta   Blue Zircon e Esmeralda AB2X
     
 
Smoked Topaz, Crystal Copper e Topazio AB   Purple Velvet e Tanzanita
     
 
Esmeralda e Peridot   Jet Nut 2x, Smoked Topaz e Topaz AB

 

Esperamos que tenham gostado da segunda parte de nosso tutorial sobre combinação de cores. Todos os trabalhos das fotografias foram elaborados por nossa equipa e estão explicados em outras páginas de nossa web. Todos os produtos estão a venda em nossa loja on-line.

Em nossa secção de missangas e bijuteria estão publicados os demais tutoriais sobre combinação de cores.

 

Entra em  nossa loja on-line e encontraras todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfilado, revistas com esquemas, peças, acessórios, etc.

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.

 


Páginas relacionadas:

 Catálogo on line

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.