Como fazer pulseiras e colares com correntes e contas ou pendentes passo a passo.

 

 Neste passo a passo veremos como fazer pulseiras e colares com diversas contas e pendentes. É uma técnica muito actual e muito fácil de realizar.

As pulseiras e colares com correntes e contas ou pendentes estão muito em moda, sobre tudo com corrente de elos grandes e com fechos vistosos.

Quanto a cor, o dourado está um pouco em desuso e está muito na moda as cores envelhecidas, destacando entre eles o prata e dourado antigo. O prateado é muito actual, tanto em prata brilho, já seja banho ou prata de lei, como em prata envelhecida.

Para fazer estes trabalhos se usam correntes já montadas, nas que colocamos pendentes ou intercalamos contas, ou elos soltos que vamos unindo entre si para formar uma corrente.

Para intercalar contas em correntes montadas devemos abrir ou cortar algum elo para colocar as contas entre os elos da corrente. Os elos que retiramos, se estão inteiros, podemos colocar-los na parte detrás do colar.

Podemos converter uma conta em pendente usando um arame com topo, colocando a conta e fazendo espiral ou argola para unir a corrente.

Para converter uma conta em elo de corrente se usa fio metálico, de prata de lei, banhado ou lacado, e se põe a conta no centro fazendo um espiral ou argola em cada lado.

Sempre é melhor fazer as espirais ou argolas de segurança, dando uma ou mais voltas ao redor do fio para que seja impossível que se solte, o método está explicado em nossa secção de técnicas básicas.

As técnicas usadas, para colocar os fechos por exemplo, são muito fáceis e se podem consultar em TÉCNICAS BÁSICAS DE BIJUTERIA clicando aqui.

  • Materiais:
Alicate de bico plano sem dentes, para não deixar marcas nas peças ao amassar.
Alicate de ponta cónica para abrir e fechar argolas e dar forma às espirais.

A seguir veremos trabalhos com correntes, comentados para que fique mais fácil fazer.

 
Colar com 5 contas de cristal indio de mix número 8 de nosso catálogo Ref.108mix08, e dois pedaços de 50 cm de corrente de losangos Ref. ch12102-0231. Tiramos um losango para sustituir-lo por cada conta de cristal. Os losangos tirados, colocamos na parte de cima, que fica detrás do pescoço. Usamos para unir as contas arame prateado de 0,5 mm Ref. 95copperwire0.5-10, com argolas com voltas sobre o fio em cada cada lado da conta. Se unimos as contas aos losangos podem sair, porém unindo-as aos oitos é mais seguro. Há de lembrar em unir o loop ao oito antes de fechar, porque depois já não se pode.   Colar com 66 cm de corrente oval picada de prata de lei Ref. pl169. Como porta pendentes usamos uma peça de cristal de Swarovski sw5041-18 cor Crystal Golden Shadow, com um cascarilho liso de prata de lei em cada lado Ref. pl184 e fio de prata de 0,6 mm para hacer um espiral com volta de cada lado. Como pendente colocamos 8 pedaços da mesma corrente pl169 de diferentes tamanhos, em nosso caso vão desde 6 a 15 cm. Podemos aproveitar para reciclar pedaços pequenos de qualquer corrente de prata de lei.
 
Pulseira criada com componentes de prata de lei enganchados entre sí com argolas com forma de oito. Leva 1 Mosquetão pl272, 5 calabrotes pl160, 6 flores com textura pl209, 10 argolas com forma de oito pl125 e uma argola redonda pl148. O mosquetão pode fechar directamente na última flor. Esta pulseira assim montada mede 21 cm.  

Colar com 70 cm de corrente de corações Ref. pl128, fechada com argola pl148. Unimos a esta argola para usar como porta pendentes uma conta sw5621-22 Crystal Copper com fio de prata de 0,6 mm com dois loops com volta. Colocamos outra argola pl148 no loop de abaixo, da que colocamos 5 pedaços de 8, 7, 6, 5 e 4 cm aproximadamente de corrente de corações menores de prata de lei Ref. pl195. Dos pedaços de prata que colocamos com as argolas de 5 mm Ref. pl20 5 colunas de cristal Swarovski Ref. sw6460-20 cor Crystal Copper. Outra possibilidade é usar a corrente de corações do mesmo tamanho em cima e abaixo.

 

Colar com 8 contas twist Swarovski de 22 mm Ref. sw5621-22 cor Crystal. Podemos colocar somente as 5 de abaixo para que saia mais económico. Usamos fio de prata de 0,6 mm pl117 para fazer um loop com volta em cada lado das contas para unir-lo as argolas ovaladas. As argolas vêm soldadas, por isso tem de unir-las ao loop antes de fechar. Fomos repetindo a seguinte série: uma argola com textura pl 166, uma argola com forma de oito pl125, um calabrote pl160, um oito pl125 , uma argola lisa pl218 e uma conta sw5621-22 cor Crystal. Foi feito assim até chegar à uns 80 cm o colar.

  Brincos, conjunto com o colar anterior, com anzóis pl132, contas twist Swarovski sw5621-18 cor Crystal , arame com topo de bola pl198, argolas redondas pl20, argolas ovaladas com textura pl166.
   
Colar realizado com 5 restos de correntes de várias referências de prata de lei. Colocamos correntes de argolas ovaladas de fio, argolas ovaladas lisas misturadas com argolas com textura e ovais com flores. Nenhuma dava para fazer um colar, mas ao unir-las pelos extremos com uma argola redonda pequena podemos usar qualquer uma delas para passar por detrás do pescoço e fica espectacular. O colar ao final mede uns 80 cm, ainda que podemos variar o tamanho escolhendo para a parte detrás um ou outro pedaço de corrente.    
 
Corrente de elos grandes cor ouro antigo com fecho de aro e barrinha grande e contas poligonais de Swarovski de 12x8 mm. As contas foram unidas com arames cabeça de alfinete e mosquetões em ouro ou dourado antigo. As contas são 4 cor olivino e 3 cor ametista. Os pendentes foram colocados deixando entre cada dois pendentes 4 elos de corrente.   Corrente prateada de elos pequenos com pendentes prateados. Poderiam usar em seu lugar, pendentes prateados esmaltados para lograr um desenho com mais cor. Como fecho usamos um jogo de aro e barrinha pequeno. Usamos três pendentes de tartaruga e 4 de estrela-do-mar. Os pendentes foram colocados de 8 em 8 elos da corrente.
   
Corrente forçada sem amassar de prata de lei com peças de montagem com tupis de 4 mm efeito AB. Usamos 4 flores e 4 luas com 8 tupis de 4 mm efeito Aurora Boreal sem repetir cores. Colocamos um pendente a cada 8 elos de corrente. Como fecho colocamos um mosquetão de prata de lei e uma argola ovalada grande no outro lado para enganchar-lo comodamente. Para enganchar os pendentes usamos argolas ovaladas.    

 

 

Entra em nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuterias, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com missangas e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.