Brincos com correntes e cristal Swarovski passo a passo.

 

 Neste passo a passo realizaremos um trabalho básico de bijuteria que pode servir como base para realizar outros trabalhos.

Pode substituir as correntes por arames cabeça de argola usando a mesma técnica, mas se perde a mobilidade porque os arames são rígidos. A corrente dá aos brincos um movimento muito bonito e chamativo, mostrando perfeitamente os cristais Swarovski utilizados no trabalho.

Também podemos substituir a corrente por arames de cabeça de alfinete. Neste caso nos sobra o travão e o que necessitaremos é um alicate de bico cónico para fazer a argola de cima no arame. Também se perde a mobilidade deste desenho com a troca.

Outra possibilidade é trocar as correntes de prata de lei montadas com argolas por corrente à metros sem montar. Neste caso cortaríamos as correntes ao tamanho que mais nos goste e depois teríamos que colocar algo para enganchar-las ao brinco. Podemos usar para ele finais tubo argola ou semi tubo argola, amassando sobre a corrente, e colocando cola ou soldando se queres firmar mais.

Neste projecto damos várias possibilidades, mas com um pouco de imaginação e com esta técnica, poderás criar uma infinidade de desenhos.

Se quer um trabalho mais económico e menos exclusivo pode substituir o cristal Swarovski por contas facetadas checas, e a prata de lei por latão banhado. Realmente, cremos que não vale a pena, porque o trabalho é o mesmo e o resultado que se obtêm não é igual. A bijuteria montada com cristal Swarovski é muito cara se for comprado pronta, mas fazendo a mesma peça não sai tão cara e é muito espectacular.

Se te encanta os brincos maiores, pode colocar uma peça de montagem ou um conector enganchado ao brinco, passando de uma argola para três engates. Temos em prata de lei com forma de lua, flor, círculo e triângulo e também de latão banhados com formas muito bonitas. Seguiremos o mesmo procedimento que neste trabalho, mas colocando uma corrente com contas em cada engate da peça de montagem.

Para que os anzóis hippie não saiam há uns topos de silicone que podem ser postos de forma opcional se tens a tendência a perder-los.

 

As técnicas usadas são muito fáceis e podem ser consultadas em TÉCNICAS BÁSICAS DE BIJUTERIA clicando aqui.

                                                                                                                                                                

Passos a realizar:

  1. Comprovamos se as correntes tem exactamente o mesmo tamanho. Se não estão iguais, cortamos a mais comprida para igualar-las. Também as cortamos se preferes que os brincos sejam mais curtos.
  2. Pegamos uma corrente e colocamos nesta ordem: um cubo pequeno, uma bola de prata, um cubo grande e um travão. Apertamos o travão com o alicate para assegurar o final e para que as contas não saiam.

    Repetimos o processo na outra corrente.

     

  3. Abrimos a argola do brinco de bola com o alicate. Segura-se a argola por um lado e pelo outro com o alicate e giramos. Deve-se abrir a argola sempre para um lado, de forma perpendicular a argola. Se abrimos separando as duas pontas, será mais díficil de fechar-la e mais perigoso que se abra. Na segunda foto se vê como deve ficar a argola aberta. Repetimos o processo com o outro brinco.

     

  4. Colocamos a argola da corrente na argola do brinco que acabamos de abrir. Depois fechamos a argola girando com o alicate até que volte a posição inicial. Fazemos o mesmo com a outra corrente.

    Agora pode-se o trabalho terminado e outro modelo com anzóis hippie que tem duas correntes em cada brinco, com cubos de 4mm pretos e de 6 mm cristal ab e trocando a bola de posição.

     

    No seguinte modelo usamos bolas de cristal de Murano com tupis de Swarovski de 4 mm cor Crystal AB2X e bolas de prata de lei. Os brincos são de bola completa de prata de lei e em baixo têm travões de prata de lei também.

Outros desenhos com esta mesma técnica:

  • Enchendo a corrente ou colocando um grande grupo de contas no extremo:
  1. Para o desenho da primeira foto usamos bolas 5000 de cristal Swarovski cor peridot de 10, 8, 6 e 5 mm e como entrepeça colocamos em cada brinco 3 flores de Swarovski 3700 de 6 mm.
  2. Para o outro desenho usamos tupi curto 5305 de Swarovski como entrepeça, utilizamos um de 5 mm em cima da corrente e os demais de 6 mm. As bolas de Swarovski que colocamos são de 10, 8 e 6 mm na cor cristal AB.

  • Usando uma corrente dupla com argola:

    Para o seguinte trabalho usamos uma peça que já vêm junto com duas correntes de 4 e 6 cm com uma argola por cima de prata de lei. Colocamos uma bola de 8 mm cor Crystal Vitrail Medium e abaixo um travão tubo para corrente. Estes travões são muito duros e tem que fazer força para pressionar a corrente, e vale a pena pois apertando muito bem sobre a corrente e ficam muito seguras. Para o brinco usamos um anzol hippie com mola de prata de lei.

  • Usando corrente de elos:

    Se usamos correntes com elos só teremos de apanhar os pedaços da corrente no tamanho desejado, unir o primeiro elo de cada corrente a peça do brinco e ultimo elo a conta ou pendente escolhido. Se são elos soldados devemos usar uma argola para unir o pendente ou a conta ao último elo da corrente. Se usamos uma conta devemos converter-la em pendente como vimos nas técnicas básicas, com um arame com topo formando uma argola com volta de segurança. Também podemos intercalar contas entre os elos ao invés de colocar-la abaixo, para ver como consultar o trabalho sobre pulseiras e colares com correntes.

      2 Anzóis de brinco com bola de prata de lei Ref. pl222, corrente de corações de prata de lei Ref. pl195, 2 pedaços de 4 cm e 2 pedaços de 5 cm, 4 colunas de cristal Swarovski Ref. sw6460-20 cor Crystal Copper penduradas com argola de prata de 5 mm Ref. pl20.

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.

 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.