Como usar o Jig e fazer missangas de arame passo a passo.

 

 Nesta página podes aprender a dar forma aos arames lacados utilizando o Jig.

O jig consiste em uma base metálica ou de plástico com buracos para colocar pinos. Os pinos podem ser de variados tamanhos e diâmetros. O arame é formado fazendo girar ao redor dos pinos.

Com esta ferramenta se pode fazer desenhos variados e uma vez que temos a planilha podemos repetir-los uma e outra vez. Podemos fazer um desenho utilizando um papel quadriculado ou com uma missanga metálica que copiamos colocando os pinos nas posições necessárias.

Para estes trabalhos podemos usar arames lacados de diferentes cores e espessuras. Para que conservem bem a forma do arame base deve ser de ao menos 0,80 mm.

O jig mais famoso é o Wig Jig e por isso algumas vezes o chamamos wigjig em geral, mas o nome genérico é JIG. Nós vendemos o da marca Beadalon. Há um de alumínio e outro de plástico para principiantes. O melhor é o de alumínio porque é mais resistente e duradouro, mas o de plástico é mais barato e pode servir para começar se não vamos usar arames muito grossos nem temos pensado trabalhar muito com esta ferramenta.

 

Materiais básicos:

 

  • Jig. Utilizamos o Jig de alumínio de Beadalon.

  • Arame colorido. Usamos Beadalon Colour Craft 20 Gauge, que tem uma espessura de 0,81 mm, na cor magenta.

  • Alicate com ponta de nylon (opcional).

  • Alicate de corte.

  • Alicate de ponta cónica.

  • Alicate com ponta lisa para não marcar os dentes no arame.

  • Par de anzóis hippie abertos.

  • 6 Contas de cristal torneadas na cor rosa.

 

Passos a realizar para fazer uma peça com espirais:

  1. Colocamos os pinos na base seguindo o desenho escolhido. Escolhemos colocar um V com 5 pinos e outro pino no vértice oposto.
  2. Pegamos a bobina de arame e fazemos uma espiral com o alicate de ponta cónica no extremo. Fixamos essa espiral no pino que temos na esquina do outro lado do V. A espiral deve estar no sentido contrário dos ponteiros do relógio.

     

  3. Levamos o arame bem esticado até o primeiro pino da direita do V. Giramos o arame ao redor do pino no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Fazemos o mesmo sentido em cada pino até chegar outra vez no primeiro.

    Devemos apertar com os dedos para baixo, para que os pontos onde se cruzam o arame não fiquem soltos ou frouxos.

     

  4. Damos uma volta ao redor do arame para arrematar o final e cortamos o fio com o alicate de corte. Já temos a primeira peça de arame terminado.

  5. Fazemos outro para ter o par utilizando os pinos na mesma posição. Agora vamos utilizar-los para fazer um brinco.
  6. Introduzimos um extremo do arame por uma conta de cristal torneada e fazemos uma espiral no final utilizando o alicate de ponta cónica.

  7. Pegamos a espiral perpendicularmente ao mesmo e giramos. Podemos usar um alicate de pontas de nylon para evitar marcar o arame ao girar-lo. No caso de não ter essa ferramenta pode se fazer com um alicate liso com muito cuidado ou utilizar suas mãos para agarrar-lo. Fazemos uma espiral de umas 5 voltas, podemos fazer-la maior ou menor a nosso gosto.

  8. Colocamos a conta de cristal justo em cima da espiral e fazemos uma espiral ou argola no outro extremo do arame com o alicate cónico. A espiral ou argola de cima deve ficar perpendicular a espiral de abaixo para que se veja bem a espiral ao colocar a conta do brinco.

  9. Repetimos os passos 6, 7 e 8 até ter as 6 contas de cristal com uma espiral e um caracol.
  10. Colocamos cada peça de arame criada no jig de um gancho do brinco. Para isso se abre a argola de cima para um lado com o alicate liso, se engancha a peça e volta a fechar a argola.
  11. Colocamos as contas com espirais das peças de arame e está feito o jig. Se faz igual que no caso anterior, abrindo as argolas para um lado e fechando-as depois.

     

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.