Marmorizado com Fimo ou Sculpey passo a passo.

 Nesta página ensinaremos a obter misturas de cores com plasticina cozinhável imitando o mármore. É uma técnica muito simples, apta para crianças a partir de 8 anos e com resultados muito bom para fazer contas e forrar objectos.

Usamos Sculpey III, que é uma pasta muito macia e fácil de usar, pelo qual é muito boa para trabalhar com as crianças. Além do mais, os trabalhos de marmorizado não requerem uma pasta mais dura, porque não nos preocupa que se deforme o desenho ao cortar e amassar. Em seu lugar poderíamos ter usado Fimo Soft, que também é bastante macio.

Temos duas possibilidades para o marmorizado, que são usar cores muito diferentes para que se misturem e haja contraste ou usar duas cores parecidas. Uma opção é usar duas cores primárias como o vermelho e o amarelo, dando um marmorizado nas cores vermelho, amarelo e laranja. No nosso caso usamos rosa e roxo. Também poderíamos fazer o marmorizado com três ou mais cores.

 

Materiales:

 

  • Sculpey III nas cores Rosa 303 e Violeta 515.

  • Lâmina muito bem afiada para não amassar ao desenho ao cortar. Há lâminas especiais para estes trabalhos em nossa loja on-line.

  • Rolinho de plástico ou borracha. Usamos o Acrylic Roller de Sculpey.

  • Pincel.

  • Verniz Sculpey brilhante. É verniz a base de água, e os pincéis se lavam com água e sabão.

  • Palito de dentes redondo para fazer os buracos das contas.

  • Chapa de acetato ou plástico para trabalhar por cima e que não fique grudado o trabalho.

                                                                                                                                                              

Passos a realizar:

  1. Pegamos uma porção de Sculpey III de cada cor e amassamos com as mãos até que a massa esteja macia e fácil de manipular. O Sculpey III necessita de pouca manipulação.

    Depois fazemos um rolo de cada cor, fazemos isso na chapa de plástico ou acetato para não grudar.

     

  2. Formamos um cordão enrolando os dois rolos. Quanto mais enrolamos, mais finos ficarão os veios.

     

     

     

  3. Amassamos nosso cordão como o rolinho.

  4. Levantamos o cordão amassando e dobramos. Quanto mais dobramos mais fina ficará o veio.

     

  5. Formamos um rolo fazendo rodar o cordão dobrado sobre a chapa de acetato ou plástico e depois cotamos em duas metades.

    Se te agrada veios muito marcados podemos usar esses cilindros directamente, cortando rodelas para forrar contas ou outros objectos.

  6. Formamos um cordão com os dois rolos e voltamos a amassar com o rolinho (repetimos os passos dois e três).

    O marmorizado já está terminado. Se queremos um veio mais fino podemos repetir o processo, mas se amassamos demais podemos terminar perdendo os veios e misturando as cores completamente.

    Com este marmorizado podemos formar contas e forrar objectos como canetas, copos, cinzeiros, pentes, etc.

     

    Nos seguintes passos vamos fazer contas para que se veja uma possível aplicação do trabalho realizado.

  7. Fazemos contas da forma desejada e as forramos com o marmorizado obtidos. Também podemos fazer as contas directamente com o marmorizado em vez de forrar-las.

    No nosso caso fizemos uma bola da cor roxa e forramos com o marmorizado, e para as barrinhas fizemos duas bolas com o marmorizado directamente e logo demos a forma.

    Para fazer o buraco usamos uma agulha ou um palito. Primeiro fazemos o buraco por um lado e depois vamos ao encontro dele pelo outro lado.

  8. Cozinhamos as peças sobre um pedaço de papel alumínio no forno pré-aquecido a 130 º C. Colocamos as peças quando o forno esta em 130 º C e tiramos 15 minutos depois. Deixamos arrefecer as peças fora do forno.
  9. Envernizamos com verniz especial para argilas polímeras usando um pincel. Para envernizar-las melhor colocamos as contas no palito de dente e também deixamos secar as contas encaixadas nos palitos. Usamos verniz brilhante da Sculpey, dando uma camada generosa para que o acabado seja mais brilhante. Ao aplicar o verniz ele fica branco e quando seca fica transparente e não se nota as pinceladas.

    O pincel se lava com água e sabão.

     

  10. Já temos as contas terminadas para usar-las em colares ou brincos a nosso gosto.

     

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brinco, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas: