Medalhão de Sculpey ou Fimo passo a passo.

 

 Nesta página vamos a mostrar como fazer um medalhão de Fimo ou Sculpey III para um colar passo a passo.

O que daremos é só uma ideia para que veja a possibilidade de trabalho com esta massa de modelagem de cozimento em forno caseiro. As decorações dos medalhões podem ser feitas com vários materiais diferentes, criando peças com finalizações muito diferentes da que mostramos.

Neste passo a passo cozinhamos o medalhão com um cristal posto, dado que este material suporta bem o forno a 130 º C. Se queremos decorar-lo com outros materiais que não resistam ao calor podemos colar sobre o objecto depois que sair do forno.

Este trabalho pode ser feito com crianças, sempre e quando o processo de cozimento seja realizado por um adulto.


Materiais:

 

  • Massa de modelar Sculpey III cores 1103 Light Blue Pearl e 1008 Blue Pearl.

  • Conta, pérola ou similar de cristal.

  • Buril ou similar para modelar.

  • Cordão de algodão lustrado de 1 mm cor azul claro.

  • Mosquetão com terminais.

  • Cola de contacto e palito para aplicar.

  • Alicate com bico plano, para que não marque o fecho.

  • Rolinho de amassar.

  • Lápis e papel.

  • Verniz para Sculpey ou Fimo e pincel. (Opcional).

                                                                                                             

Passos a realizar:

  1. Desenhamos em um papel o projecto para o medalhão. Fazemos uma chapa da pasta cor 1103 usando o rolinho.

     

  2. Colocamos a folha com o desenho sobre a chapa de pasta e com a ajuda do buril vamos recortando a parte externa com a forma escolhida.

     

     

  3. Marcamos a parte interna do desenho sobre a base para que logo nos sirva de guia.

     

  4. Fazemos uma chapa de pasta de Sculpey III cor 1008. Colocamos por cima de nosso desenho, e com o buril recortamos a forma externa e também a interna.

  5. Colocamos a peça que acabamos de fazer sobre a base azul clara que temos. Unimos bem ambas peças com ajuda do buril. A seguir fazemos ondas na superfície azul escura com o buril, para que nosso medalhão tenha texturas.

  6. Colocamos o cristal decorativo no medalhão, pressionando bem. Fazemos o buraco para passar o cordão, com o buril, com cuidado para não deformar a peça. Se está muito mole, podemos colocar no congelador um pouco, antes de fazer o buraco.

     

  7. Colocamos sobre o papel alumínio ou em algo de vidro que não usemos mais para cozinhar. Pre-aquecemos o forno antes de colocar o medalhão. Cozinhamos a peça no forno a 130 º C durante 15 minutos. Retiramos a peça exactamente 15 minutos depois, é importante não passar o tempo de cozimento.
  8. Deixamos arrefecer e envernizamos com o verniz de Sculpey ou Fimo. Se usamos o verniz de Sculpey o pincel pode ser limpo com água e sabão, se usamos Fimo se limpa com álcool ou solvente.
  9. Passamos o cordão pelo buraco e damos um nó nos dois lados para fixar o medalhão. Para colocar o fecho colocamos um pouco de cola de conctato sobre a ponta do cordão e logo colocamos o fecho apertando bem com o alicate.

  10. A seguir mostraremos o medalhão terminado e outras criações realizadas seguindo a mesma técnica.

     

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas: