Nós para bijuteria passo a passo: Nó de botão redondo corrediço.

 

 Nesta página veremos como se faz um nó de botão redondo que serve para montar gargantilhas com nós corrediços. Também pode ser usado como um nó decorativo.

Preparativos prévios:

O primeiro é escolher um tipo de fio ou cordão adequado. Para este trabalho pode ser usado os fios do tipo rabo de rato ou imitação de seda, os fios de couro, o de algodão lustrado, o de antílope e outros fios.

Há de ter em conta que se o nó será corrediço pode produzir um desgaste que pode estragar o fio segundo o que temos escolhido. Para nós corrediços, os melhores fios são o de rabo de rato, imitação de seda e o algodão lustrado imitação de couro.

A espessura do fio pode ir de 1 mm a vários mm. Se queremos que se veja bem o nó é importante que não seja muito fino. Se usamos fios de menos de 1 mm podemos fazer um fio duplo ou triplo para que se veja melhor o nó.

Neste passo a passo utilizamos o cordão rabo de rato imitação de seda de 2,5 mm. Para preparar as pontas e que não se desmanchem queimamos um pouco com um isqueiro. É importante deixar o isqueiro parado e com a chama baixa e aproximar o fio devagar. Esta preparação também ajuda o fio a ficar melhor a ponta, se for colocar contas.

Outra forma de preparar este tipo de fio é colocar cola branca nas pontas. Deixar secar e depois cortar na diagonal. Fica como uma agulha para colocar melhor as contas. O inconveniente desta dica é que demora mais para fazer o trabalho, porque tem que esperar a cola secar.

 

Técnica básica para o nó de botão com um só fio:

Vamos explicar primeiro como se faz o nó em um fio. Desta forma o nó não é corrediço.

Passos a seguir:

 
1- Damos primeiro uma volta ou asa com o fio. Deixamos uma sobra de fio, situado a direita da foto, de uns 15 ou 20 cm de comprimento.   2- Fazemos a segunda volta como se vê na foto. Ficaram três espaços por onde iremos passar o fio, como explica o próximo passo.
 
3- Passamos o fio pelo espaço 1, e subimos pelo espaço 2 e voltamos a baixar pelo espaço 3. Para finalizar, colocamos o fio até o outro lado, na mesma posição dos passos anteriores. Agora ficou 4 espaços, mas marcamos os dois que nos interessam o 4 e 5.   4- Passamos o fio por baixo do espaço 4 e subimos pelo espaço 5.
 
5- Puxamos com cuidado e juntos as duas pontas.  

6- Se ficar em alguma volta um excesso de fio, para que o nó fique bem acabado, pegamos a volta que esta maior, seguramos com a na mão e vai puxando as voltas organizando até que consiga diminuir e ajeitar as voltas do nó. Desta maneira chegamos ao final, depois de tirar os excessos de fios nos nós, e dixando-o mais compacto.

Neste passo necessita de um pouco de paciência e prática, para que o trabalho não fique mal feito. É uma questão de tentar fazer o nó algumas vezes e ficará muito bom sem muito esforço.

Fazer o nó de botão sobre outro fio:

A técnica é basicamente a mesma que antes, mas colocando outro fio como base do nó e servirá como nó corrediço e nos dará também mais possibilidades criativas. Foi usado para as fotos, dois cordões de cores diferentes, para que se veja melhor. Usamos o cordão preto como base e fizemos o nó com o verde.

O que há de ter em conta é que sempre vamos com o cordão verde por cima e devemos passar por trás do preto, e sempre que vamos com o verde por baixo devemos passar o preto por cima. Os passos são os mesmos que no nó anterior, só que o cordão preto fica no centro.

 
1- Damos primeiro uma volta ou asa com o fio. Deixamos uma sobra de fio, situado a direita da foto, de uns 15 ou 20 cm de comprimento. 2- Fazemos a segunda volta como se vê na foto. Ficaram três espaços por onde iremos passar o fio, como explica o próximo passo.  
   
3- Passamos o fio para baixo do espaço 1, subimos pelo 2 e voltamos a baixar pelo 3. Para finalizar este passo colocamos o fio para o outro lado, na mesma posição que nos passos anteriores.    
 
4- Passamos o fio por baixo do primeiro espaço que encontramos, que no nó anterior marcávamos como 4, e subimos pelo espaço central, que no anterior marcávamos como 5. Já temos o nó pronto para apertar-lo. O fio preto fica como se pode ver na foto, sem participar em nada no nó, passando limpo pelo centro.  
 
5- Uma vez apertado e compactado, o nó fica assim. O nó verde é corrediço e pode deslizar-se pelo cordão preto. 6- Assim ficaria se fizer depois o nó preto sobre o fio verde. Com esta técnica se pode ir alternando nós de cores variadas e contas que podem ser colocadas entre eles. Podemos fazer pulseiras, gargantilhas, cintos e alça de bolsa com nós e contas com a técnica do nó de botão.  

Fazer gargantilhas com nó de botão corrediço:

A medida das gargantilhas é de uns 58-62 cm para que entrem pela cabeça e se possa ajustar uma vez colocadas até chegar a uns 40 cm. Se quer colocar contas com um nó de algum tipo terá de fazer com um pouco mais de 60 cm.

Para colocar um pendente no centro sem usar um enganche, passando os fios pelo furo do mesmo, terá de colocar antes de colocar os nós no seu lugar e cortar os extremos.

Se for colocar um pendente com uma peça não é necessário colocar antes porque não vai influir no tamanho da gargantilha.

 

1- Colocamos um metro de fio aproximadamente com as pontas situadas desta maneira. Deixamos uns 20 cm a cada lado para os nós.   2- Fazemos em cada ponta, um nó de botão, sobre a outra ponta.
 
3- Colocamos os nós no lugar desejado. Localizamos onde há de arrumar o laço que sobra, tiramos os excessos de fio do laço até que o nó fique bem compacto.  
 
4- Cortamos os dois pedaços de fio que sobram.   5- Arrematamos os fios, com muito cuidado, com a ajuda de um isqueiro.
 
6- Gargantilha terminada.   7- Gargantilha montada com um pendente 6680 de 40 mm cor Cristal Silver Shade de cristal Swarovski.

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos uma ampla variedade de contas de cristal Swarovski, ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijutería e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.