Bijuteria com prata de lei e contas de cristal artesanal.

 

 Neste passo a passo veremos vários exemplos de trabalhos com entrepeças e peças de prata de lei com contas de cristal artesanal. Em outras páginas elaboramos trabalhos com prata de lei e outros tipos de cristal e com cristal combinado com peças de metal banhado, mas neste caso vamos a priorizar a prata de lei com cristal artesanal, materiais de primeira qualidade que fazem de nossas peças de trabalho, mais próximo ao mundo das jóias que ao da bijuteria. Se fazemos as peças para presentear será fenomenal, e as fazemos para vender poderemos carregar-las mais e centramos em um nível próximo ao luxo e a exclusividade, em que temos pouca concorrência de produtos baratos montados nos países do leste. Sempre será mais fácil cobrar o trabalho artesanal e de criação que vendemos se usarmos produtos exclusivos em nosso trabalho.

Estes trabalhos também podem ser montados com peças parecidas de metais banhados e inclusive com bolas de plástico, mas nós mostramos na melhor versão, com materiais de primeira qualidade.

As técnicas usadas são muito simples e podem ser consultadas em TÉCNICAS BÁSICAS DE BIJUTERIA clicando aqui.

As referências que foram usadas nestes trabalhos podem não estar mais no catálogo porque variamos muito os produtos, se colocam somente como orientação. Podem ser usadas estas peças ou escolher outras parecidas que também ficaram muito bem.

Vamos explicar os termos usados antes de passar a ver os trabalhos. Falamos de prata de lei quando não é um banho e sim a prata 925 que, indica que a cada 1000 gramas de metal 925 são de prata pura. O resto de metais aliados deve de estar nas proporções autorizadas para seu uso em bijuteria e jóias. Faz tempo quase tudo dava alergia porque nessas 75 gramas de outros produtos podia incluir entre outros metais muito níquel. Hoje em dia há normativas europeias que limitam as quantidades mínimas dos metais mais alérgicos, de forma que pessoas que a anos tinham alergia aos banhos metálicos de bijuteria, e inclusive a prata de lei, vê como sue problema melhorou consideravelmente ou não tem mais esses problemas. Ainda sim pode haver pessoas alérgicas ao usar peças com os banhos metálicos ou a prata de lei, mas já não é mais tão frequente como antes.

Falamos de prata índia ou prata de Bali para diferenciar-la da prata fabricada na União Europeia. Também é prata de lei, mas se faz com processos mais artesanais, com menos máquinas, e costumam ser peças mais trabalhadas e também mais pesadas. Na prata o peso é o que mais influi no preço, e por isso na Europa se fazem as maioria das peças a máquina e ocas, enquanto na Índia se faz mais o trabalho artesanal e as peças pesam mais. Não há que decidir entre um tipo e outro, para as peças mais clássicas e que se podem fazer a máquina é melhor a prata europeia, e para as peças mais elaboradas e de fantasia destaca a prata de Bali ou prata índia Há peças de prata artesanal que são autênticas obras de arte e que torna uma jóia qualquer peça que montamos com elas. A seguir veremos só alguns exemplos, mas as possibilidades que nos dá a prata de lei e a prata índia combinadas com peças de cristal artesanal são infinitas. .

As peças de prata de lei que se vendem como componentes não devem estar gravadas com o 925 que todos conhecemos. Esta gravação deve ser colocada, por lei os fabricantes para vender suas peças no mercado depois de montar-las, é obrigatório que os fabricantes que vendem trabalhos de prata de lei montada, e querem colocar o que é, solicitem o selo e passem suas peças por um laboratório. Se vão presentear os trabalhos ou vender como bijuteria, sem colocar que é prata 925, não é necessário que se analise nem que se coloque o selo. Se os componentes foram vendidos com o selo um montador ou fabricante poderia colocar uma peça de prata e o resto não em um desenho, e pareceria que tudo é prata. Ainda assim algumas peças de nosso catálogo, normalmente as maiores e que costumam montar a vezes sem outras peças que possam não ser prata, vêm gravadas com o 925 porque o fabricante colocou, mas não é necessário que tenha. .

Quanto ao cristal artesanal podemos encontrar o mais famoso em Murano, Veneza, Itália. É conhecido como cristal de Murano. Esta é uma denominação de origem que não se deve nunca aplicar a cristal de outras procedências.

Na República Checa encontramos o cristal de Bohemia, que também faz alusão a sua origem, e cujo nome jamais deve dar a cristais fabricados em outros lugares. Há cristal de Bohemia artesanal e também feito por máquina.

Também há cristal artesanal de boa qualidade na China e na India. Nestes países fabricam muito cristal e há muitas qualidades, se usamos um de boa qualidade e feito artesanalmente poderemos comprar a bom preço, cristal com pan de ouro, millfiore, soprado e outros tipos que nos sairiam muito mais caros em outros países. Em alguns modelos de alguns fabricantes apenas se nota a diferença e em muitas lojas os vendem como se fosse cristal de Murano ou de Bohemia.

Estes trabalhos também se pode fazer com o cristal lapidado a máquina na Áustria por Swarovski, também nos ficariam peças que são mais uma jóia que uma bijuteria.

Em nosso catálogo os produtos de cristal estão separados por fabricantes ou países para não dar lugar a duvidas, o cliente decide sabendo o que é que está comprando.

PULSEIRAS DE PRATA DE LEI E CRISTAL ARTESANAL

 
8 Bolas de 12 mm de cristal artesanal com pontinhos (Ref. 89bola12punmix) com 3 bolas trabalhadas de prata india de 12,5 mm (Ref. plin1573), 16 cascarilhas lisas de 6 mm de prata de lei entre as bolas (Ref. pl183), 2 ovnis nos extremos (Ref. pl199), 2 travões de prata de lei, gusanilho para proteger o final do aço recoberto prateado que usamos, 1 gancho de prata india (Ref. plin2001). As cascarilhas lisas são especialmente acertadas quando se combinam com peças que tem muito detalhe e queremos que destaque o desenho da peça de cristal e não o da cascarilha.  

Bolas artesanais de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapanlisa12), barril de prata india de 6,5 x 6,5 mm (Ref. plin0055), fecho de gancho de prata india (Ref. plin0052) com 2 argolas. Foi montado com fio de aço recoberto e nos extremos se colocou gusanilho para proteger o fio do atrito com o fecho.

 

 

 
11 Bolas artesanais de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapan12mix), 1 fecho gancho e oito de prata (Ref. plin0048), 12 entre peças planas de 7,5 mm de prata de Bali (Ref. plin1740), aço recoberto de 0,38 mm, 2 travões e gusanilho para proteger o fio nos terminais.   11 Bolas artesanais de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapan12mix), 10 barris de prata india de 5 x 5,5 mm (Ref. plin1173), 1 gancho de prata india (Ref. plin2001), fio de aço recoberto de nylon de 0,38 mm, gusanilho prateado para proteger o fio nos terminais.
 

Pulseira com 17 bolas facetadas de cristal olho de gato de 8 mm com 17 tupis de prata de lei de 4 x 3 mm (Ref. pl190). Foi montado com fio elástico de 0,8 mm fazendo no final um nó triplo.

 

 

  Pulseira com 5 bolas de cristal artesanal de 10 mm (Ref. 89bolarosas10mix), 4 tubos redondos retorcidos de 45 mm de prata 925 (Ref. pl221), mosquetão peixe de prata de lei 10 x 6mm (Ref. pl207), cascarilhas de prata de lei lisas de 6 mm (Ref. pl183), arame de prata de 40 mm com topo bonito (Ref. bastonplata), e 5 cm de corrente barbada losango de prata de lei com elos de 5 x 3 mm (Ref. pl213).

BRINCOS DE PRATA DE LEI E CRISTAL ARTESANAL

 
Bolas artesanais de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapanlisa12), anzóis de brinco de prata india (Ref. plin2157), arame de prata india com bolas (Ref. plin2179) e cascarilho de prata india (Ref. plin1802). Fizemos um loop duplo no arame para que fique mais seguro.   Bolas artesanais de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapan12mix), anzóis de brinco de prata índia (Ref. plin2157), arame de prata índia com bolas (Ref. plin2179)e cascarilho de prata índia (Ref. plin737). Fizemos um loop duplo no arame para que fique mais seguro.
   
Brincos de prata de lei com 4 bolas de cristal artesanal de 10 mm (Ref. 89bolarosas10mix), 2 tubos redondos retorcidos de 45 mm de prata 925 (Ref. pl221), 2 tubos redondos retorcidos de 34 mm de plata 925 (Ref. pl162), fio de aço recoberto de 0,38 mm, dois travões de prata (Ref. pl44b), 2 ganchos com bola de 3 mm de prata de lei (Ref. pl222) e 4 cascarilhos de prata de lei lisas de 6 mm (Ref. pl183). Colocamos no fio 1 travão e apertamos. Colocamos um cascarilho, uma bola, uma cascarilho, um tubo grande e um travão. Passamos o fio pelo gancho, voltamos a passar o fio pelo travão e apertamos. Colocar agora o tubo pequeno, um cascarilho, uma bola, um cascarilho e um travão. Puxamos o fio e apertamos o travão.    

COLARES E ANÉIS DE PRATA DE LEI E CRISTAL ARTESANAL

 
Colar com 15 quadrados de cristal, 8 cilindros de prata de 11,5 x 6 mm (Ref. plin813), 8 barris de prata de 13 x6 mm (Ref. plin398), 1 fecho de aro e barrinha de prata (Re. plin0060), fio de aço recoberto prateado de 0,38 mm, gusanilho para proteger o fio nos terminais e dois travões de prata.  

1 Bola artesanal de cristal com pan de ouro de 12 mm (Ref. 89bolapan12mix), 2 cascarilhos de prata índia (Ref. plin1802), aço recoberto de 7 linhas de 0,38 mm cor aço, 19 cilindros de prata índia de 2,5 x 3,5 mm (Ref. plin29), 1 travão de prata (Ref. pl44b). O número de cilindros necessário depende do tamanho do dedo.

 

 

 

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.