Trabalhos com regadoras e contas passo a passo.

 

 Neste passo a passo vamos fazer diferentes tipos de trabalhos com regadoras.

Uma regadora é uma peça com muitos buracos, como um regador. Para utilizar-la se cose as contas a regadora até cubrir-la. O procedimento a seguir depende do tipo de conta e o lugar onde leve o buraco.

Primeiro faremos um trabalho com bolas que se fixam com um topo da mesma forma que se cose lantejoulas. Usamos bolas facetadas de Swarovski de 8 mm como base e como topo travões de 2 mm de prata de lei.

Estes trabalhos pode ser feitos com qualquer tipo de conta, podemos usar lágrimas, folhas na borda ou no centro, contas tipo azeitona com topo ou cosidas directamente, pérolas, granito, tupis, bolas, travões, etc.

  • Materiais:
  • Broche com regadora de 29 mm.
  • Fio de nylon de 0,25 a 0,35 mm de espessura.
  • 25 Bolas de Swarovski de 8 mm.
  • 25 Travões de prata de lei de 2 mm. (podem ser prateadas)
  • Alicate liso para apertar as hastes e fixar a regadora.
  • Agulha de enfilado de olho flexível (opcional mas aconselhável).
  • Tesoura.
  • Procedimento:
  1. Pegamos um pedaço de uns 15 cm de fio de Nylon transparente que possa passar ao menos duas vezes pelas contas. Para que se veja bem nas fotos nos usamos um fio roxo para colocar a primeira conta.
  2. Passamos o fio desde cima da regadora e colocamos uma bola de Swarovski de 8 mm um travão de prata de lei ou prateada.
  3. Passamos o fio de novo pela bola e pela regadora. O travão fica fazendo topo para que não saia a bola.

  4. Seguramos o fio por detrás da regadora fazendo um nó sobre os fios que já colocamos. Isto, podemos fazer em todas as contas ou a cada dois ou três, mas é recomendável fazer para que o trabalho fique firme e com cada bola em seu lugar.
  5. Repetimos o processo até que a regadora fique cheia. Vamos colocando contas ao lado das que já temos, e ao final se fica algum espaço vazio onde caiba uma conta a colocamos para que fique bem cheio. Quanto mais compacto ficar e menos se veja a regadora melhor ficará o trabalho.
  6. Quando terminamos de preencher a regadora a fixamos sobre o broche apertando as hastes do broche com o alicate de ponta lisa.

Se queremos decorar uma regadora com drops ou outras contas com o buraco em cima é mais fácil ainda porque só temos que coser-las directamente, não temos que usar topos para a parte de cima. A seguir se pode ver um anel com regadora de 15 mm com 18 drops 6000 de cristal Swarovski cor água-marinha.

Também podemos usar como topo granito ou tupis pequenos. No seguinte broche colocamos pérolas clássicas de cristal checo de colorido e granito sobre uma regadora oval.

Cosendo directamente os tupis, granito, bolas e flores de Swarovski a base podemos fazer trabalhos como os seguintes.

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.