Iniciação a técnica millifiore ou milflores: Espirais com Fimo ou Sculpey passo a passo.

 

 A realização de espirais com massas de coser é muito simples e com este trabalho se pode forrar contas, caixas, molduras, canetas e outros objectos obtendo resultados muito vistosos.

Usamos Sculpey Premo porque é uma pasta muito boa para trabalhos millifiore. É mais dura que o Sculpey III e tem que amassar-la mais para acondicionar-la, mas na hora de cortar-la e fazer rodar ou apertar o desenho mantêm melhor a forma e não destorce os desenhos. Em seu lugar poderíamos ter usado Fimo Classic.

Se usássemos Sculpey III, Granitex ou Fimo Soft seria más fácil o acondicionamento da massa, mas ao cortar ou trabalhar com o desenho se deformaria mais facilmente. Para evitar este inconveniente podemos colocar o desenho no frigorifico um pouco antes de cortar-lo ou manipular-lo.

Materiais:

 

  • Sculpey Premo cores 5101 Pérola e 5289 Azul perlado.

  • Lâmina Super Slicer de Sculpey. Podemos usar outro tipo de lâmina sempre que esteja muito bem afiada para não amassar o desenho ao cortar.

  • Rolo de plástico ou borracha. Usamos o acrylic Roller de Sculpey.

  • Pincel.

  • Verniz Sculpey acetinado. É um verniz a base de água, por isso lavamos os pincéis depois com água e sabão.

  • Palito de dente redondo para fazer os buracos nas contas.

                                                                                                                                         

Passos a realizar:

  1. Amassamos o Sculpey da cor escolhida com as mãos para acondicionar-lo. Esticamos uma chapa de cada cor coma ajuda do rolinho.

    Se queremos chapas com a mesma altura em todos os pontos, para fazer um desenho mais regular, podemos colocar dois pedaços de madeira nos lados com a altura desejada. Passando o rolinho sobre a pasta com a madeira nos lados obteremos uma chapa mais regular. Outra opção para conseguir este resultado é usar uma laminadora de pastas.

     

  2. Colocamos a chapa branca por cima da azul. Recortamos o que sobra deixando um rectângulo de duas capas.

     

     

     

  3. Enrolamos as duas chapas obtendo um espiral.

  4. Fazemos rodar o rolo para que as duas chapas fiquem bem unidas e para reduzir ao tamanho desejado. Cortamos os extremos, que se formaram ao rodar o rolo.

     

  5. Cortamos o rolo em três partes de igual tamanho e as unimos.

  6. Colocamos uma chapa fina de azul envolvendo o rolo. A seguir rodamos o rolo de nevo para reduzir o tamanho e unir bem os três espirais e a chapa exterior. Cortamos um pouco as duas pontas que ficaram deformadas.

     

  7. Fazemos uma bola com Sculpey Premo de cor Azul Perlado. Cortamos uma chapa de desenho de espirais que fizemos e forramos a conta. Enrolamos com a mão para que fique integrado ao desenho na bola e não se note as uniões. A seguir fazemos um buraco da conta com um palito de madeira redondo. Fazemos o buraco de um lado até o centro e logo vamos a seu encontro do outro lado.

  8. Cosermos as peças sobre um pedaço de papel alumínio no forno pre-aquecido a 130 º C. Colocamos as peças quando o forno está a 130 º C e tiramos em 15 minutos. Deixamos arrefecer as peças fora do forno.
  9. Envernizamos com verniz especial para argilas polímeras usando um pincel. Para envernizar-las melhor colocamos na conta o palito de dente e também deixamos secar no palito. Usamos o verniz acetinado de Sculpey, que seca muito rápido.

    O pincel se lava com água e sabão.

    Se preferir um acabamento mais brilhante podemos usar o verniz brilhante de Sculpey ou o verniz de Fimo.

    A seguir pode ver o trabalho terminado e contas realizadas com mesma técnica usando Sculpey Premo Cadmium Yellow 5572 e Fluorescent Pink 5503.

     

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuterias, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas: