Iniciação a técnica millifiore ou milflores: Quadros com Fimo ou Sculpey passo a passo.

 

 Com esta página começamos a parte de trabalhos millfiore passo a passo. Nesta ocasião vamos fazer um trabalho muito fácil.

Se queremos fazer um quadriculado perfeito deveremos fazer este trabalho com as seguintes variações:

  • Usar régua para marcar e fazer os cortes e assim fazer todos os quadrados iguais.
  • Usar uma máquina laminadora de pastas ou colocar dois calço da altura desejada para fazer as chapas passando o rolo por cima.

O melhor sem dúvida é fazer com a laminadora de pastas. Se faz mais rápido e o resultado é muito melhor.


Usamos Sculpey Premo porque é uma pasta muito boa para trabalhos com millifiore. É mais dura que o Sculpey III e tem que amassar-la mais para acondicionar-la, mas na hora de cortar e enrolar ou amassar o desenho se mantém melhor na forma e não se distorce o desenho. Em seu lugar poderíamos ter usado Fimo Classic.

Se usássemos Sculpey III, Granitex ou Fimo Soft seria mais fácil o acondicionamento da massa, mas ao cortar ou trabalhar com o desenho se deformaria mais facilmente. Para evitar este inconveniente podemos colcoar o desenho no frigorífico um pouco antes de cortar-lo ou manipular-lo.

Materiais:

 

  • Sculpey Premo cores 5101 Perla e 5289 Azul perlado.

  • Lâmina Super Slicer de Sculpey. Pode se usar outro tipo de lâmina sempre que esteja muito bem afiada para não amassar o desenho ao cortar.

  • Rolo de plástico ou borracha. Usamos o acrylic Roller de Sculpey.

  • Pincel.

  • Verniz Sculpey acetinado. É um verniz a base de água, por isso que os pincéis são lavados com água e sabão.

  • Palito de dente redondo para fazer os buracos das contas.

                                                                                                                                            

Passos a realizar:

  1. Amassamos o Sculpey da cor escolhida com as mãos para acondicionar-lo. Esticamos uma chapa de cada cor coma ajuda do rolo.

    Se queremos chapas coma mesma altura em todos os pontos com a mesma altura em todos os pontos, para fazer um desenho mais regular, podemos colocar dois calços aos lados, da altura desejada. Passando o rolo sobre a pasta com os calços nos lados obteremos uma chapa mais regular. Outra opção para conseguir este resultado é usar uma laminadora de pastas.

     

  2. Colocamos a chapa branca por cima da azul. Recortamos o que sobra deixando um rectângulo de duas capas.

     

     

     

  3. Cortamos pela metade e unimos de forma que fiquem enfrentados sempre azul com branco. Repetimos a operação até obter a altura desejada.

     

  4. Cortamos de cima para baixo para obter quadrados pequenos e os colocamos de forma que fiquem formando quadrinhos. Para conseguir-lo vamos alternando as tiras começando uma por azul e outra por branco. Passamos o rolo por todas as caras de nosso trabalho para que se unam bem os distintos pedaços.

     

  5. Já temos o trabalho millifiore terminado. Agora o cortaremos com a lâmina Super Slicer e o usaremos para forrar contas, molduras, caixas ou outros objectos. Uma das aplicações deste desenho é a de vestir os bonecos de pastas de modelar. Para isso se recorta as roupas, em chapas do desenho realizado, e se coloca sobre as figuras.

  6. Fazemos uma bola com Sculpey Premo de cor Azul Perlado. Cortamos uma chapa do desenho de quadrado que fizemos e forramos a conta. A fazemos com as mãos para que fique integrado o desenho na bola e não se note as uniões. A seguir fazemos o buraco na conta com um palito de madeira redondo. Fazemos o buraco de um lado para o centro e logo pelo outro lado a seu encontro.

  7. Cosemos as peças sobre um pedaço de papel alumínio no forno pre-aquecido a 130 º C. Colocamos as peças quando o forno está a 130 º C e tiramos 15 minutos depois. Deixamos arrefecer as peças fora do forno.
  8. Envernizamos com verniz especial para argilas polímeras usando um pincel. Para envernizar-la melhor deixamos a conta no palito de dente e também deixamos secar no palito. Usamos o verniz acetinado de Sculpey, que seca muito rápido.

    O pincel se lava com água e sabão.

    Se preferir um acabamento mais brilhante podemos usar o verniz brilhante de Sculpey ou o verniz de Fimo.

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos com massas de modelar e bijuteria temos uma ampla variedade de ferramentas, peças para brincos, anéis, pins, colas, argilas polímeras, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas: