Tipos de cristal em contas de bijuteria e principais efeitos.

 TIPOS DE CONTAS FACETADAS E PRINCIPAIS FABRICANTES

A principal diferença entre as contas de cristal com as facetas é que estas são talhadas e cortadas a maquina, ou por pressão ou polidas a fogo.

Nas seguintes fotos se aprecia que a bola polida a fogo tem as arestas e as facetas menos marcadas. A segunda bola é de Swarovski talhada a máquina e os cortes são por eles muito mais marcados e o brilho muito maior quando reflecte a luz. As bolas talhadas são mais caras porque o processo que leva é mais custoso, mas vale a pena pagar a diferença se a conta ostentará mais o projecto. Se a conta vai como base, tampada por outras contas, como em alguns anéis, então não vale a pena pagar pelo cristal talhado.

Bola Facetada de cristal checo Polida a Fogo ou Fire Polished
Bola de cristal Swarovski talhada a máquina

O preço das contas facetadas talhadas a máquina depende muito do tamanho, mas também depende do desenho que leva. O tupi costuma ser bastante barato que outras contas do mesmo tamanho porque leva um talhado mais simples, por isso na maioria de desenhos as contas mais usadas são os tupis. A seguir se pode ver uma foto da carta de cores de Swarovski onde se aprecia muito bem a forma bicónica característica de um tupi clássico.

Tupi sw5301 cor cristal Copper

 

O principal fabricante no mundo de cristal talhado é Swarovski, que fabrica suas peças na Áustria. Swarovski é a famosa marca do cisne, logótipo que se usa nas colecções acabadas de bijuteria e figuras que vende em suas boutiques. Swarovski também tem uma divisão que fabrica componentes de bijuteria e de iluminação que vende a fabricantes de todo o mundo da moda, lâmpadas e decoração e também a distribuidores que vendem a lojas, artesãos e montadores profissionais. As lojas de bijuterias e missangas vendem esta colecção que tem como marca e logótipo o de "Create Your Style With Swarovski".

A colecção de iluminação de Swarovski tem alguns modelos que se usam muito em bijuteria. Alguns deles foram passados em 2006 a gama de bijuteria para ampliar a oferta de cores. É o caso da estrela-do-mar, as estrelas e luas facetadas, a concha, o floco de neve, a folha e o coração grande. Estas contas quando são da colecção de iluminação levam o logótipo gravado a laser com a logo de Strass Swarovski.

Há outros fabricantes de cristal talhado, sobre tudo na República Checa e também na China que conseguem uma qualidade muito abaixo de Swarovski. Preciosa na República Checa é o fabricante que mais se aproxima a Swarovski e se vemos um tupi desta marca sem comparar-lo com um de Swarovski ao lado, e se não estamos muito acostumados a ver-los, nos podem dar gato por lebre. O que não costumam conseguir estas marcas é reproduzir fielmente os tons das cores de umas tiragem para outra, pelo quál convem comprar todas as peças para um desenho em uma só vez, se os compramos em duas vezes pode ser que os tons não sejam exatamente iguais.

Na China o cristal talhado que se vende não se aproxima a qualidade de Swarovski nem ao checo talhado.

Na República Checa há muitos fabricantes de cristal, tendo a denominação de cristal de Bohemia. O que mais se utiliza em bijuteria desta zona são as bolas facetadas polidas a fogo ou fire polished em inglês. As facetas são menos marcadas que nas talhadas, mas a diferença de preço é significativa e ficam também muito bonitas. Se usam sobre tudo como base em trabalhos em que acompanham a peças mais chamativas ou em trabalhos com muitas bolas como colares de duas voltas de bolas de 8 ou 10 mm. Também fazem flores, folhas, bolas lisas, pérolas de cristal lacadas, cubos e outras peças não facetadas de boa qualidade.

Cubos de cristal checo

GAMAS DE CORES DE SWAROVSKI

Swarovski tem uma gama muito extensa de cores em sua colecção de bijuteria (beads) e uma gama menor na coleção de iluminação. Se pode descarregar ambas cartas de cores na Base de Dados Documental de nosso catálogo em www.manualidadesybellasartes.es

Na colecção de bijuteria há dois tipos de cores, os clássicos e os exclusivos. Em nosso catálogo saem como produtos independentes, porque são tantas cores que não podemos colocar todas em um só produto.

As cores clássicas são as tradicionais, com todos os tons da bijuteria clássica.

As cores exclusivas estão em consonância com as tendências da moda. Cada tonalidade foi desenvolvida com a colaboração de investigadores de tendências internacionais.

 

Tupi cor fireopal. É uma cor exclusiva de Swarovski. No caso de encontrar imitação em outras marcas não se parece muito com esta cor.

      SIMILIZAÇÃO:

A Similização consiste em recobrir a parte inferior do cristal com uma lâmina metalizada para obter um efeito espelhado que incremente seu brilho.. Há símiles com a parte detrás plana e outros com a parte detrás com diferentes formas. Normalmente se costuma a chamar de símil aos xilion chaton.

  • F: Foiled. O efeito espelhado é prateado e com o desenvolvido e novo talco de cor "platinum".
  • M: Foiled. O efeito espelhado é alumínio, aplicado utilizando um processo de vaporização.
  • U: Unfoiled. Sem efeito espelhado e sem talco.

EFEITOS:

Por efeito se entende o acabamento da pedra por meio de um processo de vaporização. Estes banhos podem rachar e se perder com o tempo por esfregar e as lavagens. Se aconselham para bijuteria e roupas que não serão lavadas. No caso de lavar-las, fazer isso com suavidade. O mais resistente para a roupa é o cristal sem efeitos nem banhos.

As contas com efeitos normalmente são mais caras porque levam um processo extra que se faz depois de ter as contas de cor opaca ou transparente terminadas. As contas de cor Jet ou preto costumamos encontrar com efeitos ab, abx2, hematite e nut. As contas transparentes com cor, encontramos com os efeitos ab, abx2, acetinado e dourado. A cor cristal transparente se faz normalmente com efeitos ab, abx2 e o resto dos efeitos exceto o nut e a hematite.

Os efeitos em ambos os lados são mais caros que o aplicado na metade da peça. Há que ter em conta que o preço aumenta pelo processo mais complexo que se usa e porque os materiais com os que se vaporizam as contas são caros. Em alguns casos se usa ouro, prata e outros metais de grande valor.

Efeitos Superficiais:

Se aplicam na parte superior da pedra.

  • AB: Aurora Boreal. As contas com este efeito levam uma vaporização por um lado e reflectem a luz produzindo um brilho maior que sem este efeito.
  • CAL: Comet Argent Light. Se obtêm um acabamento prateado.
  • DOR: Se obtêm um acabamento dourado.
  • GLBL: Glacier Blue.
  • Hem: Hematite. Só se faz sobre a cor Jet.
  • Nut: Fica uma cor metalizada que puxa ao chocolate.
  • SAT. Satin: Este efeito escurece o tom sobre o que se aplica e dá um brilho muito bonito.
  • MTBL. Metallic Blue: Têm um efeito metalizado azul.
  • METSI. Metallic Silver. Têm um efeito metalizado prateado.
  • TRA. Transmissão.
sw6744 Cristal AB sw5301 Chrysolite Dourado Tupi Sw5301 Metallic Blue Tupi swarovski Zafiro Satin

 

Efeitos Transparentes:

Se aplicam na parte detrás da pedra e se vê através do cristal.

  • BBL: Bermuda Blue.
  • HEL. Heliotropo.
  • MBL. Meridian Blue.
  • Sage.
  • SBL. Sky Blue.
  • STS. Star Shine.
  • TAB. Tabac.
  • VL. Vitrail Light.
  • VM. Vitrail Medium.
  • VOL. Volcano.
sw3016 Volcano sw4439 Vitrail Light

 

Mat-Finish: Se aplica um processo químico na superfície para obter um acabamento mate.

CosmoJet: Acabamento especial que permite escurecer certas partes da superfície do cristal.

Frosted: Acabamento mate mediante um processo mecânico. Só é possível em contas planas.

V: Processo de vaporização que se aplica no lado contrário do cristal.

Z: Só uma parte do cristal está vaporizada.

B: Se vaporizam três superfícies do cubo.

2x: Se vaporizam ambos os lados d cristal. Por exemplo Cristal AB2X. Em nosso catálogo os ABx2 são produtos diferentes aos de outras cores e efeitos porque têm outra tarifa.

HF: Hot Fix. Cola na parte detrás das pedras planas. Se ativa de 120 a 170ºC e se une ao material a aplicar. Ao arrefecer fica fixo de maneira permanente.

TIPOS DE ROCALHA OU GRANITO E FABRICANTES:

A rocalha ou granito pode ser de cristal ou de plástico. É um produto muito económico e se usa em pequenas quantidades, não compensa usar rocalha de plástico ou misturar, salvo para trabalhos escolares.

A rocalha fabricada na China e que encontramos em algumas lojas de tudo a 1 euro e também em lojas especializadas costuma a ter a mistura de plástico e é de má qualidade. Inclusive as cores sem banho podem desbotar e o aspecto não é muito bom.

Na República Checa fabricam uma rocalha de boa qualidade, com tamanho uniforme e buracos grandes para usar-la com comodidade. Os tons transparentes e opacos são os melhores se queremos que aguentem as lavagens. Os tons metalizados e com efeitos e banhos podem sair com o tempo, pelo atrito e pelas lavagens, igual a qualquer peça que leva um banho superficial.

No Japão se fabrica a melhor rocalha, destacando as prestigiosas marcas TOHO BEADS, MIYUKI e DELICAS. Fazem granitos de uma infinidade de cores e de todos os tamanhos. A uniformidad das cuentas é assombrosa, destacando nos desenhos que todas as peças são practicamente idénticas. Os buracos são muito grandes em comparação com o tamanho das contas, tornando fácil seu uso apesar de usar tamanhos 11/0 ou 15/0. Graças ao tamanho dos buracos entram mais contas por grama.

A rocalha costuma a medir com dois números de forma que quanto maior seja o primeiro número menor é a bolinha. A rocalha maior que se costuma usar é a 6/0, porém para anéis costumamos usar a 9/0 ou a 11/0. Se vamos a usar tupis ou bolas de 3 mm a rocalha deveria ser 11/0 ou inclusive 15/0. Para bordar se costuma usar desde a 9/0 até a 15/0. Em ponto cruz se usa a 15/0.

A rocalha se costuma a se apresentar em várias gamas de cores, destacando os transparentes, os opacos, os silver lined ou prateados, os nacarados e os metalizados. As cores que melhor aguentam as lavagens, os atritos e o sol são os transparentes. Os nacarados e metalizados levam um tratamento superficial que as fazem ser mais delicados.

Granito Japonês Toho cor bronze. É um efeito metalizado.

Mix de granito ou rocalha checa transparente Mix de granito checo opaco Mix de granito checo prateado ou silver lined Mix de granito checo nacarado

CONTAS DE CRISTAL ARTESANAL:

No cristal artesanal feito a mão sem dúvida o de Murano é o mais famoso do mundo. É um cristal feito em Veneza e tudo o que não se faz ali não deveria chamar cristal de Murano. Na China o imitam muito, e em alguns casos muito bem, mas nos deve ficar claro, se é Chinês não é Murano. Também na República Checa faz cristais artesanais tipo Murano, mas neste caso é o cristal de Bohemia.

Os trabalhos mais típicos de cristal de Murano são os millifiore e os trabalhos com pan de prata e de ouro. As peças são diferentes entre si e cada peça é única já que são feitas a mão.

Coração cristal Murano
Corações artesanais de cristal de Bohemia ou cristal checo
Folhas de cristal artesanais feitas na China Millifiore de boa qualidade feito na China

 

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura. Para trabalhos de bijuteria temos contas de cristal Swarovski, fios, agulhas, ferramentas, tabuleiros de enfilado, revistas com esquemas, peças, etc.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.