Técnicas de enfilado passo a passo: Flores.

 

 Neste passo a passo veremos uma das técnicas de enfilar mais básicas e simples, com a qual vamos a obter uma pulseira de flores em um trabalho que gastaremos aproximadamente 10 minutos.

Esta pulseira é muito fácil de fazer pelas crianças desde uns 8 anos.

Esta técnica pode ser usada com outros tipos de contas como as bolas facetadas para obter desenhos mais sofisticados.

Fazendo o desenho maior colocando um fecho podemos fazer um conjunto com colar.

Foram feitas flores com 7 pétalas porque para as missangas usadas era o número que melhor circulava o centro. Se usamos outras missangas pode ser que necessitemos usar 4 + 4 ou 3 + 3 no lugar de colocar 4 + 3 como foi feito neste trabalho. Se usar bolas facetadas grandes no centro é possível que necessite usar bastantes missangas ao redor.


Materiais:

 

  • Missangas de cor azul claro, azul escuro e amarelo. Pode trocar as cores de acordo com o seu gosto.

  • Fio de silicone elástico na cor roxa. Pode usar fio elástico transparente ou de uma cor que fique bem com as missangas escolhidas. Também pode sustituir-lo por nylon, porém neste caso será necessário um fecho.

  • Um travão para fechar a pulseira e um alicate sem dentes para apertar o travão. Também pode fazer três nós fortes ou fazer um nó e colocar cola.

  • Agulha de enfilar. É opcional mas torna o trabalho muito fácil e economizamos tempo.

  • Tapete Beadalon para contas. É opcional, nos ajuda para que não caiam as missangas no chão. Ao cair as missangas no tapete não rolam e nem saltam.

       Esquema:

                                                                                                                                           
A estrela vermelha indica o início do trabalho. As bolas foram colocadas na mesma cor que no exemplo realizado mais abaixo com fotografias. Têm que seguir o sentido das flechas e os números indicam a ordem dos distintos trajectos.

Passos a realizar:

  1. Pegamos um pedaço de fio de silicone elástico de uns 40 cm. Colocamos a uns dois centímetros do final uma missanga azul escuro e damos um nó ao redor da missanga com o fio para que sirva como topo e para que não saiam as contas. Podemos fazer sem a bola de topo porém é muito útil usar-la.
  2. Colocamos outras duas bolas azul escuro, 4 azul claro e por último uma amarela.

    Neste passo já colocamos a metade das pétalas e o centro da flor. Agora temos que voltar para a primeira pétala e completar a outra metade.

  3. Colocamos a agulha pela primeira bola azul claro voltando em sentido contrário de como entrou o fio antes. Puxamos bem o fio para que não fique espaços sem missangas e a flor fique fechada.

  4. Colocamos outras três bolas azul claro no fio e depois colocamos a agulha pela bola azul claro que está depois da amarela, tal como se vê na foto. Puxamos bem o fio de novo para que não fique espaços sem missangas e a flor fique bem fechada.

    Outra forma de fazer a flor é a seguinte: Colocamos todas as pétalas, normalmente seis, passamos o fio pela primeira pétala de forma que fique no centro formando um círculo. Colocamos a bola central e por último puxamos o fio pelo pela outra ponta da flor para seguir com a seguinte ou com uma área sem flores.

  5. Colocamos três bolas azul escuro e repetimos todo o processo até que a pulseira tenha a medida desejada e ao final desfazemos o nó da bola de retenção e fechamos a pulseira colocando um travão e apertando-lo. Por último cortamos o fio que sobrou e já temos o nosso trabalho terminado.

    A pulseira feita tem 11 repetições e para meninas podem ser umas 8, porém em cada caso é melhor ir provando e fazer sob medida.

Utilizando a técnica de flores aprendida neste trabalho e com o enfiado cruzado, que também está feito passo a passo em nossa web, se faz o seguinte anel. Para ver o enfiado cruzado e a explicação de como fazer este anel clique aqui.

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuteria, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.


 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.