Técnicas de enfilado passo a passo: Enfilado simples, fórmula e tabela para calcular o número de contas necessárias para anéis, colares e pulseiras.

 

 Neste passo a passo veremos como faz o enfilado simples, que é a técnica mais básica em bijuteria e que nos permite criar muitos desenhos de anéis, pulseiras e outros acessórios.

É necessário saber fazer este tipo de trabalho para compreender outros trabalhos mais complexos.

Esta técnica é muito fácil e podem crianças a partir dos 5 anos também podem fazer.

Os trabalhos podem ser feitos com fio elástico, fio de nylon, aço recoberto e arames. Como só vamos passar o fio pelas contas uma vez poderemos usar um fio de até 0,70 mm para o cristal Swarovski e de 1 a 3 mm para contas de madeira, pasta e outros materiais.

Para os colares costuma ser recomendável usar aço recoberto de nylon porque aguenta muito melhor o peso.

 

Materiais:

 

 

  • Missangas, contas de cristal, separadores ou entre peças metálicos, travões, pérolas ou outras contas.

  • Fio de silicone elástico, fio de aço recoberto, nylon ou outro fio.

  • Fecho para pulseiras e colares. Se fazemos pulseiras com fio elástico ou colares que entrem pela cabeça (a partir de uns 60-65 cm) não necessitamos fecho.

  • Agulhas de enfilado. É opcional porém nos torna o trabalho muito mais fácil e economizamos tempo.

  • Tabuleiro de enfilado (Opcional). Nos ajuda a colocar as contas e ver como fica antes de fazer-las.

                    

     Neste tipo de trabalhos só tem que ir colocando as contas no fio na ordem desejada e colocar fecho no final e colocar o fecho ao final no caso de ser necessário.

 

Cálculo do número de contas:

Para calcular o número de contas necessitamos saber a medida da peça que queremos realizar e a medida da conta no sentido no que passa o fio.

O número de contas se calcula assim:

Multiplicamos por 10 a medida do colar, anel ou pulseira que queremos fazer e depois dividimos este número pela medida da conta no sentido do fio em mm.

Exemplo:

Queremos fazer uma pulseira de 16 cm com bolas de 8 mm. Multiplicamos 16 por 10 e obtemos o número 160. Agora temos que dividir 160 entre 8, que é a medida da conta. Neste caso, necessitamos de 20 contas de 8 mm para conseguir uma pulseira de 16 cm.

A fórmula é a seguinte:

(Medida do colar, pulseira, anel em cm x 10 ) : Medida da conta em mm no sentido do fio

 

Tabela de medidas de anéis, pulseiras e colares e nº de contas necessárias segundo seu tamanho:

Colocamos as medidas mais frequentes. Para outras medidas utilizar a fórmula dada anteriormente.

Colocando o cursor sobre a imagem seguinte sai um símbolo de impressora. Pode clicar em Imprimir para ter a tabela a mão em casa. Para que saia a tabela completa é necessário imprimir na Horizontal seleccionando esta forma nas opções da impressora.

Conselhos para o cálculo:

1- Ter em conta a medida do fecho. Se é de 10 mm de largura por exemplo temos que descontar 1 cm a medida do colar ou restar o número de contas obtido as que ocupariam esses 10 mm.

2- Se usamos um grupo de contas, por exemplo uma bola de 6 mm e uma rocalha de 2 mm, calcularemos como se as bolas foram de 8 mm. Desta forma obtemos por vez o número de bolas e de rocalhas.

3- Quando a conta sobressaí muito para os lados pode ser que necessitamos fazer as pulseiras, anéis ou colares maiores. É o caso do cubo com buraco na diagonal que temos nos exemplos abaixo.

4- Convêm calcular um pouco mais ao comprar as contas, pois se por um acaso cai e se quebra alguma conta ou se necessitamos dar mais folga a forma do desenho. Além do mais há de ter em conta que a maior parte das contas são empacotadas normalmente a máquina e o número que vêm é aproximando. Com as contas que vai sobrando de diferentes formas pode se fazer trabalhos misturando cores e formas que ficam muito bonitos também.

Exemplos de trabalhos de enfilado simples:

Colar de 60 cm no total montado com fio de aço recoberto prateado de 0,38 mm, fecho de aro e barrinha grande e 71 bolas de cristal Swarovski cor Light Siam de 8 mm. Para fixar o fecho usamos um travão em cada lado. Neste caso não colocamos nada entre as bolas de cristal. Pulseira feita com fio elástico de 0,8 mm arrematado com um nó triplo. Têm 14 contas de cristal swarovski Poligonais 5203 de 12x8 mm. Neste caso não colocamos nada entre as contas de cristal. Pulseira feita com fio elástico de 0,8 mm e 18 azeitonas facetadas de cristal Swarovski 5200 de 9x6 mm. Não colocamos entre peças e arrematamos o fio elástico com um nó triplo.
 
Pulseira feita com fio elástico de 0,8 mm arrematado com nó triplo e 19 bolas facetadas 5000 de cristal Swarovski de 8 mm cor cristal AB. Colocamos como entre peças 19 travões prateados de 2 mm. Pulseira feita com fio elástico de 0,8 mm, travões de 2 mm prateados e 20 cubos de cristal Swarovski 5600 de 6 mm alternando as cores Jet e Cristal AB. Estes cubos têm 6 mm de lado, mas na diagonal por onde passa o fio tem 8 mm aproximadamente. Esta pulseira tem que usar um pouco mais de fio, porque senão encomoda as arestas dos cubos.  

 

     

Entra em  nossa loja on-line e encontrarás todos os materiais, ferramentas, livros, revistas que necessitas para bijuterias, artesanato, desenho e pintura.

 

Tienda virtual manualidades y bellas artes. Materiales, libros y revistas.

 

Páginas relacionadas:

 Bijuteria e missangas: Mais de 20 trabalhos de bijuteria e missangas passo a passo.